1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Programa Menor Aprendiz 2016 – Vagas, Cursos e Inscrições

O programa Menor Aprendiz ou Jovem Aprendiz foi criado em 2005 para inserir jovens, entre 14 a 24 anos, no mercado de trabalho e para qualificá-los a assumir novas oportunidades, crescendo dentro das empresas. O intuito do programa lançado pelo Governo Federal é dar chance a esses jovens de ganhar experiência, pois muitas vezes a falta dela junto com a pouca idade são empecilhos na contratação desse público pelas empresas.

Programa Menor Aprendiz 2016 - Vagas, Cursos e Inscrições

Programa Menor Aprendiz 2016 – Vagas, Cursos e Inscrições (Foto: Divulgação)

Inscrições no Programa Menor Aprendiz 2016

O programa Menor Aprendiz oferece vagas de empregos para jovens que estejam cursando o ensino fundamental ou médio ou concluindo o ensino médio, além daqueles matriculados em escolas técnicas. Estes devem ter entre 14 a 24 anos, mas alguns empregos são destinados para jovens de até certa idade.

As empregas se cadastram no programa e divulgam a seleção com as vagas abertas. Algumas, como o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) podem usar o Cadastro Único de Programas Sociais (CadÚnico) para selecionar esse jovens, de preferência com baixa renda.

Vagas no Programa Menor Aprendiz 2016

Grandes empresas de telefonia, indústrias, redes de supermercado e instituições financeiras participam do programa Jovem Aprendiz, além das instituições da rede pública. É preciso ficar atento à divulgação de vagas no início de 2016 e na região que o candidato vive, pois não existe um único local onde as vagas são anunciadas.

Programa Menor Aprendiz 2016 - Vagas, Cursos e Inscrições

Programa Menor Aprendiz 2016 – Vagas, Cursos e Inscrições. Imagem: Divulgação

Como funciona o Menor Aprendiz 2016

O jovem do programa terá a oportunidade de aprender uma profissão e entrar no mercado de trabalho, sendo auxiliado e supervisionado por uma pessoa responsável pelo programa dentro da empresa que foi contratado. O aprendiz deve continuar estudando, deve trabalhar somente seis horas por dia, durante dois anos, com direto a salário mínimo, 13° salário e férias que devem ocorrer no período das férias escolares.

Programa Menor Aprendiz 2016 - Vagas, Cursos e Inscrições

Programa Menor Aprendiz 2016 – Vagas, Cursos e Inscrições (Foto: Divulgação)

O jovem também faz um curso de capacitação antes de começar a trabalhar ou durante o tempo que estiver na empresa. Estas devem separar 5% a 15% de suas vagas de emprego para os jovens do programa, caso queiram participar do Menor Aprendiz. Muitas corporações estão aderindo ao programa, pois preferem treinar os seus futuros empregados, que mais adiante serão os chefes e supervisores.

Além disso, o programa possui parcerias com instituições de formação profissional como os Serviços Nacional de Aprendizagam que treinam e capacitam esses jovens.  É a oportunidade de entrar no mercado e cada vez mais conquistar novas vitórias.

(Visited 9.921 times, 7 visits today)