Técnico em Sinalização Náutica Pronatec

Técnico em Sinalização Náutica Pronatec

Dar os primeiros passos rumo ao mercado de trabalho nunca é fácil. Todos sabemos que qualificação é importante para conseguir as melhores oportunidades, mas nem sempre temos como arcar com as mensalidades dos estudos, portanto qualquer possibilidade de estudar gratuitamente é sempre uma boa chance para qualquer pessoa. E se você está nessa situação, o Pronatec pode oferecer muitas alternativas!

Um dos cursos oferecidos pelo Pronatec é o Técnico em Sinalização Náutica. Saiba agora mais informações sobre o programa e também sobre o curso:

Entenda o Pronatec:

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – foi concebido com o objetivo de ampliar e democratizar a oferta e o acesso da população a educação tecnológica e profissional. Essa democratização se dá através de cursos gratuitos realizados em todo Brasil em escolas públicas federais, estaduais e municipais, unidades de SENAI, SENAC, SENAR e SENAT, além de estabelecimentos de ensino superior profissional e ensino técnico.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Os cursos oferecidos pelo programa são cursos técnicos (para concluintes do ensino médio e para aqueles que ainda estão cursando), com duração mínima de um ano e os de formação inicial e continuada (FIC), com duração mínima de seis meses.

O melhor de tudo é que qualquer um pode estudar pelo Pronatec, pelo menos a princípio. Isso porque o acesso se dá de acordo com a exigência de alguns cursos como requisitos mínimos de escolaridade ou de habilidades.

Curso Técnico em Sinalização Náutica Pronatec

O curso técnico em sinalização náutica faz parte do eixo tecnológico militar e tem carga horária de 1.200 horas. O profissional formado neste curso opera, instala e repara equipamentos elétricos e eletrônicos de faróis e estruturas de apoio de sinalização náutica. Também configura sinais de balizamento, seleciona e instala equipamentos de sinalização náutica.

Imagem: Pronatec Trabalhador / Divulgação

Imagem: Pronatec Trabalhador / Divulgação

Como faroleiro ele também controla o uso de lanchas balizadoras e executa tarefas de manutenção planejadas e posiciona os devidos sinais flutuantes e fixos em águas jurisdicionais brasileiras orientando assim os navegantes. Ele também opera equipamentos de medição, faz transporte das coordenadas geográficas dos sinais náuticos e desempenha papel de auxílio na coleta e codificação dos dados meteorológicos.

Os profissionais formados nesse curso podem atuar como militares da ativa (exclusivamente pela Marinha do Brasil), militares da reserva em navios faroleiros e balizadores, em lanchas balizadoras, empresas petrolíferas, empresas de levantamento topográfico e também empresas autorizadas a operar balizamentos.

Inscrições Curso Técnico em Sinalização Náutica Pronatec

Como o Pronatec não conta com um sistema unificado de inscrições, cabe ao interessado procurar maiores informações nas instituições que oferecem o curso desejado. As informações sobre os locais e cursos podem ser encontradas no site oficial do Pronatec: faça a busca, anote as informações de contato e solicite as informações junto a instituição desejada, principalmente sobre requisitos mínimos para candidatos e também o calendário de inscrições.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Boa sorte e bons estudos!

Recomendados para você:

(Visited 5.027 times, 254 visits today)