1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em Refrigeração e Climatização do Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec é um programa do Governo Federal criado em 2011 com o objetivo de democratizar a oferta de cursos educacionais profissionalizantes e técnicos pelo país. Por meio da Lei 12.513/2011, o Pronatec busca expandir as oportunidades de qualificação profissional aos trabalhadores e beneficiários de programas do governo brasileiro, especialmente aos jovens.

É nesse contexto que está inserido o curso técnico de Refrigeração e Climatização do Pronatec, visando melhorar os índices de qualificação profissional oferecida pelo país, promover a diminuição do desemprego por falta de aprimoramento de conhecimentos específicos e promover um aumento na oferta de mão de obra às indústrias instaladas por todo o país.

tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao

Técnico em Refrigeração e Climatização do Pronatec. Imagem:divulgação

O profissional técnico em Refrigeração e Climatização formado através do Pronatec possuirá conhecimentos suficientes para planejar, implantar e monitorar atividades de instalação eletroeletrônicas e manter sistemas de climatização e refrigeração em vários tipos de equipamentos. Também, saberá gerir melhorias, através da utilização de conhecimentos técnicos e tecnológicos, respeitando os requisitos de saúde, além de segurança e outras exigências de normas e especificações técnicas demandadas pela profissão ao seu colaborador.

Acesse e saiba mais informações: 

Técnico em Refrigeração e Climatização do SENAI

O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Indústrial é um dos grandes promotores de ensinos técnicos no país e busca promover a inovação do ensino de educação profissional e tecnológica e a transferência de tecnologias industriais para a formação de profissionais qualificados para o mercado de trabalho brasileiro.

O Senai disponibiliza vários cursos de qualificação profissional com conceitos que preparam o profissional para o mercado de trabalho através de uma formação técnica na área de interesse em busca. Entre os cursos oferecidos por essa instituição de ensino está o curso técnico em Refrigeração e Climatização, onde existe uma grande fatia de empresas que buscam atuação profissional capacitada neste setor.

tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao

Técnico em Refrigeração e Climatização do Pronatec. Imagem:divulgação

Como exigência da maioria dos cursos técnicos, é necessário que o interessado em realizar a qualificação técnica em Refrigeração e Climatização tenha o Ensino Médio completo e comprove essa escolaridade no ato da matrícula.

Uma das características mais importantes dos cursos técnicos é o foco do ensino voltado para a prática com o pensamento na preparação do aluno para o cotidiano em sua futura profissão. Obviamente que a parte teórica não é dispensada e deixada de lado, pois é necessário que haja embasamento teórico por parte do profissional, porém o objetivo de cursos técnicos como o em Refrigeração e Climatização é que o aluno vá para o mercado de trabalho pronto para executar suas atividades profissionais e esteja apto a enfrentar os desafios que surgem durante a vida profissional.

Técnico em Refrigeração e Climatização mercado de trabalho

O profissional que tiver formação em Refrigeração e Climatização poderá trabalhar em empresas ligadas ao setor AVAC, que são empresas que fazem atividades e dão manutenção em equipamentos de aquecimento, que usam ventilação e, também, ar-condicionado.

tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao

Técnico em Refrigeração e Climatização do Pronatec. Imagem:divulgação

Além dessas, poderão desenvolver suas habilidades em assistências técnicas e empresas como frigoríficos, shoppings, hospitais, fábrica de diversos produtos e empreiteiras. Esses são alguns exemplos de locais que o mercado de trabalho oferece a esse tipo de formação profissional não impedindo que o técnico possa usar de suas habilidades de criação e de empreendimento para criar outras oportunidades de trabalho e renda.

Técnico em Refrigeração e Climatização salário

Quando o assunto é remuneração profissional vários fatores estão envolvidos como, por exemplo, experiência adquirida pelo profissional durante seus anos de dedicação à profissão e níveis de especialização que o profissional buscou durante seu tempo de trabalho realizado.

tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao

Técnico em Refrigeração e Climatização do Pronatec. Imagem:divulgação

No caso do curso técnico em Refrigeração e Climatização, o salário médio no Brasil, segundo uma das maiores e mais respeitadas empresas de pesquisa salarial do mercado, é de R$ 1.851,47 para quem está ingressando nessa área de atuação. Com o passar dos anos e o acúmulo de conhecimentos e habilidades sofisticadas, o técnico poderá oferecer serviços especializados e obter rendimentos superiores ao que recebeu durante seu início no mercado de trabalho.

Técnico em Refrigeração e Climatização a distancia

O Ensino a Distância tem sido uma alternativa viável para quem possui restrição de horários definidos e para quem possui restrições de deslocamento e até mesmo por questões de distância do local de estudo. A cada ano que se passa mais pessoas têm aderido a essa modalidade de ensino e as instituições têm aprimorado esse tipo de transmissão de conhecimento através da preparação adequada de um ambiente de estudo remoto.

tecnico-em-refrigeracao-e-climatizacao

Técnico em Refrigeração e Climatização do Pronatec. Imagem:divuglação

O profissional que desejar estudar o ensino técnico em Refrigeração e Climatização a distancia poderá usufruir dessas características que para muitos são benefícios e até mesmo a única forma de obter alguma formação qualificada. Em muitos casos, pela economia de infraestrutura física e presencial, as instituições conseguem oferecer preços mais acessíveis do que aqueles oferecidos para o estudo em salas de aula no prédio da instituição de ensino.

Recomendados para você:

(Visited 248 times, 11 visits today)