1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Técnico em Orientação Comunitária do Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, e de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Entre 2011 e 2014 foram efetivadas mais de 8 milhões de matrículas nos cursos técnicos profissionalizantes, em mais de 4.300 municípios espalhados pelo Brasil, já em 2016 foram realizados um milhão e meio de matrículas nos cursos.

Empregabilidade e pré-requisitos do Pronatec

A taxa de empregabilidade do Pronatec é altíssima, a maioria dos cursos estão tendo grande atuação no mercado de trabalho, a qualidade do ensino também não deixa a desejar e alguns cursos técnicos profissionalizantes até prometem ser a profissão do futuro.

tecnico-em-orientacao-comunitaria

Técnico em Orientação Comunitária. Imagem:divulgação

O programa governamental tem alguns pré-requisitos como forma de democratizar as vagas disponíveis, os pré-requisitos são que participem jovens e adultos com renda carente que já tenham concluído o ensino médio, ou que tenham no mínimo 17 anos de idade e ainda estejam cursando o ensino médio a partir do segundo ano letivo.

Objetivos e mercado de trabalho do Pronatec

O programa tem como objetivo expandir a oferta de cursos profissionalizantes, contribuir para a melhoria de ensino dos brasileiros, ampliar oportunidades educacionais dos trabalhadores, inserir os brasileiros no mercado de trabalho com formação de qualidade, e muito mais.

Acesse e saiba mais informações: Fies 2017 – Inscrições

Pronatec e o mercado de trabalho

O programa já deu acesso ao mercado de trabalho para milhões de jovens, vale frisar essa informação pois, a maioria das pessoas que fazem o curso têm uma renda carente e se surpreendem com a remuneração dos cursos por serem extremamente profissionalizantes.

tecnico-em-orientacao-comunitaria

Técnico em Orientação Comunitária. Imagem:divulgação

Aliás, se engana quem pensa que apenas após concluir o curso técnico profissionalizante gratuito os estudantes podem começar a atuar na área, logo após os 2 primeiros meses a maioria dos alunos dos cursos já está empregado e atuando na área, de forma que expande ainda mais os conhecimentos até a formação.

Técnico em Orientação Comunitária do Pronatec

O curso conta com uma carga horária de 800 horas recomendado pelo MEC, o que tem duração média de aproximadamente 12 meses de curso.

O profissional formado no curso técnico em orientação comunitária gratuito do Pronatec poderá atuar em diversas áreas, tais como instituições públicas de ensino, instituições privadas e do terceiro setor, conselhos tutelares, associações comunitárias, conselhos sociais, sindicato e cooperativas.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições e Vagas

Funções do técnico em Orientação Comunitária

O profissional nessa área desenvolve diversas funções como:

– auxiliar e apoiar na organização de grupos de interesse na comunidade

– assim colaborando em ações culturais e desenvolvimento social e local

– colaboração na integração da comunidade com suas escolas, articulando e promovendo ações de aproximação positiva entre elas

– contribuição para o desenvolvimento de lideranças comunitárias, sob supervisão de profissional de nível superior da área social

– atuando também em diversas temáticas como turismo, saúde, educação, esporte, lazer e até mesmo meio ambiente.

Pré-requisitos do técnico em Orientação Comunitária do Pronatec

O Profissional Técnico em Orientação Comunitária auxilia e apoia a organização de grupos de interesse na comunidade, colaborando em ações de cultura e desenvolvimento local.

tecnico-em-orientacao-comunitaria

Técnico em Orientação Comunitária. Imagem:divulgação

Para cursar o técnico em orientação comunitária existem alguns pré-requisitos, tais como: possuir certificado de conclusão de ensino médio em rede pública ou em rede privada com bolsa 100% integral, ou estar cursando o segundo ano letivo ou terceiro ano letivo do ensino médio.

Técnico em Orientação Comunitária: mercado de trabalho

Se engana quem pensa que o mercado de trabalho do profissional técnico em orientação comunitária é muito limitado, é importante ressaltar também que com o aumento de instituições todos anos aumenta SEMPRE a taxa de vagas e, consequentemente, de empregabilidade.

Acesse e saiba mais informações: Inscrições Prouni 2017

Áreas de atuação

As áreas com forte atuação para os técnicos nesse ramo são instituições de rede pública, instituições de rede privada e do terceiro setor, conselhos tutelares, associações comunitárias, conselhos sociais, sindicatos e cooperativas.

tecnico-em-orientacao-comunitaria

Técnico em Orientação Comunitária. Imagem:divulgação

Resumindo, é facilmente notável que o técnico apresenta grande atuação na área social que é, de longe, uma das mais desenvolvidas no mercado de trabalho.

Além do mais, pelo fato dos cursos técnicos do Pronatec serem profissionalizantes e de ensino de qualidade, é muito provável que um técnico em orientação comunitária do Pronatec consiga facilmente atuar na área.

Técnico em Orientação Comunitária: salário

A média salarial de um técnico atuante na área de orientação comunitária pode variar entre R$1300,00 (mil e trezentos reais) até R$2500,00 (dois mil e quinhentos reais). A variação depende da região e da instituição contratante.

Recomendados para você:

(Visited 184 times, 12 visits today)