Técnico em Citopatologia do Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, o Pronatec, foi criado em 2011 pelo Governo Federal almejando expandir e democratizar a disponibilização de cursos que possam aperfeiçoar os estudantes em busca de qualificação profissional para melhor colocação no mercado de trabalho.

Técnico em Citopatologia do Pronatec

A citopatologia é um estudo da busca por enfermidades e enfermidades, a partir da análise de células obtidas por esfregaços, aspirações, raspados, centrifugação de líquidos entre outros métodos. Um dos exames citopatológicos mais comuns é o exame “preventivo ginecológico”, mais conhecido como “Papanicolau”, que é o exame de diagnóstico de câncer do colo do útero.

Técnico em Citopatologia do Pronatec

Técnico em Citopatologia do Pronatec

Este é um curso que prepara o profissional para atuar na coleta e manuseio de análises de forma profissional e ética. No curso, o aluno irá aprender sobre uso do microscópio, anatomia, fisiologia, microbiologia, imunologia e hematologia, carcinogênese, bioquímica e preparo de soluções, processos inflamatórios, degeneração e necrose, cicatrização e reparo, bactérias, fungos e vírus, biossegurança, bioética na assistência oncológica, etc.

O profissional deste curso realizará atividades padronizadas de laboratório referentes aos exames microscópicos. Ele opera e zela pelo bom funcionamento do aparato tecnológico de laboratório de saúde. Recebe e prepara lâmina para análise microscópica de exame citopatológico. Analisa a qualidade das amostras de tecidos e células quanto à viabilidade de diagnóstico. Estabelece relação das alterações citológicas com os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença. Aplica técnicas adequadas de descarte de fluidos e resíduos biológicos e químicos.

Este técnico poderá atuar em laboratórios de citopatologia, hospitais e/ou clínicas.

 Técnico em Citopatologia – Salário

O salário de um técnico em citopatologia varia bastante em relação a região onde trabalha, no geral, a média é R$1300.

Curso Técnico Citopatologia – RJ

Todo final de ano os administradores do programa Pronatec, realizam levantamento de quantidade de alunos inscritos, os cursos mais buscados, as regiões com maior interessados, etc. e através destes dados procura fechar novas parcerias com instituições que possam participar do programa.

As quantidades de vagas e os locais que disponibilizarão o Curso Técnico em Citopatologia no Rio de Janeiro para o ano de 2017, serão divulgadas oficialmente no site do programa, e é a partir deste que os candidatos poderão acompanhar a divulgação destas informações.

Site: pronatec.mec.gov.br

Curso Técnico de Citopatologia em SP

As parceiras do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego têm apresentado números expressivos ao longo dos anos, e o comprometimento em buscar cada vez mais novos ambientes educacionais que venham a fechar parceria com o Governo Federal tem aumentado a quantidade de pessoas interessadas em buscar qualificação profissional em busca de melhores condições financeiras.

As Instituições que ofertarão vagas em 2017 no curso técnico de Citopatologia serão divulgadas somente no próximo ano, a fim de possibilitar que neste final de ano o Governo busque novos locais de acordo com a demanda apresentada em 2016.

Para acompanhar todas as novidades quanto a divulgação dessas Instituições, o melhor a se fazer é acompanhar a atualização de informação no próprio site do programa, pronatec.mec.gov.br,  ou até mesmo buscar contato via telefone, no 0800 61 61 61.

Técnico em Citopatologia do Pronatec

Técnico em Citopatologia do Pronatec

O Pronatec já contabiliza mais de 8,1 milhões de matriculas, variando entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios do Brasil. Este programa não só acerta parceria com Instituições privadas, mas como também contribui para criação de Institutos Federais de Educação, Tecnologia e Ciência. Hoje a Rede Federal é composta por 38 Institutos Federais e 24 Escolas Técnicas vinculadas às Universidades Federais.

Pessoas em busca de novos conhecimentos trazem ao país a possibilidade de ampliar seu desenvolvimento, contanto com estes profissionais que aplicarão seus aprendizados técnicos e de qualificação profissional em suas respectivas áreas, oportunizando o crescimento do Brasil.

 

Recomendados para você:

(Visited 63 times, 63 visits today)