Sisutec 2016 – Expectativas, Vagas e Inscrições

A implantação do Sisutec representou a grande oportunidade de muitas pessoas continuarem  investindo em seus estudos. Isso porque, entre várias outras possibilidades e programas disponibilizados tanto pelo Governo Federal quanto por outras instituições, essa é mais uma que permite concorrer a uma vaga em cursos técnicos sem a necessidade de passar por outro processo seletivo caso você tenha feito o Enem – Exame Nacional do Ensino Médio.

O que é o Sisutec?

 

Criado pelo Governo Federal, o Sisutec é um sistema no qual tanto as instituições públicas e privadas de ensino superior e assim como as de educação profissional e tecnólogica oferecem vagas gratuitas em cursos técnicos para candidatos participantes do Enem. O processo é realizado duas vezes por ano, uma vez a cada semestre e dá acesso .

Vagas para o Sisutec 2016

 

O sistema oferece vagas para cursos técnicos ou profissionalizantes em 586 estabelecimentos por todo o Brasil, sendo universidades, institutos federais de educação, ciência e tecnologia, instituições do Sistema S (Senai, Sesi, Sesc e Senac) e escolas técnicas de redes estaduais porém não houve divulgação oficial até o momento sobre o total de vagas a serem ofertadas para 2016. A lista de cursos e vagas poderão ser consultadas a qualquer momento através do http://sisutec.mec.gov.br/ .

Sisutec 2016 - Expectativas, Vagas e Inscrições

Sisutec 2016 – Expectativas, Vagas e Inscrições (Foto: Divulgação)

Estima-se que mais informações sobre o assunto deverão começar a ser divulgadas com a proximidade do Enem 2014.

Expectativas para o Sisutec 2016

No segundo semestre de 2014 foram quase 290 mil vagas disponibilizadas pelo Sisutec. Já para 2015 não há nenhuma maneira de previr qual será o total de vagas para o ano ou quantas serão distribuídas de acordo com os semestres, mas tendo em vista os números do ano passado, pode-se pensar em um aumento de 20%.

Inscrições para o Sisutec 2016

Poderá se inscrever no Sisutec quem fez o Enem 2015 e obteve nota acima de zero na prova de redação. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet através do  http://sisutec.mec.gov.br/ . O número de inscrição e a senha do Enem 2014 deverão ser utilizadas para o processo de seleção do Sisutec, portanto caso o tenha perdido, acesse o site oficial do Enem para recuperação de dados.

Sisutec 2016 - Expectativas, Vagas e Inscrições

Sisutec 2016 – Expectativas, Vagas e Inscrições. Imagem:divulgação

 

No momento da inscrição, o interessado deverá escolher no máximo dois cursos, em ordem de prioridade. Concluído o período das inscrições, o sistema ordenará automaticamente os desempenhos que os candidatos tiveram na última edição do Enem, considerando se os candidatos preencheram algum critério de cota disponibilizadas pelo sistema.

Boa sorte e bons estudos!

Recomendados para você:

(Visited 4.292 times, 7 visits today)