1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Saiba das últimas notícias do Fies 2015

Saiba das últimas notícias do Fies 2015

O Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) está com o período de inscrições aberto para novos contratos e para renovação dos antigos. O fundo custeio de 50% a 100% das mensalidades de instituições privadas de ensino superior, dependendo da renda do estudante. As inscrições para novos contratos do Fies aconteceram até o dia 30 de abril, a renovação de contratos antigos continua até o dia 29 de maio. As mudanças no cadastro mudaram este ano o que deixou muita gente sem o financiamento.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Mudanças para novos contratos pelo Fies 2015

Os interessados em solicitar o Fies deveriam ter a última nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem,) com pontuação acima de 450 e com nota acima de zero na redação. Essa foi uma das mudanças para os novos contratos do Fies. Além disso, segundo o FNDE, órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pelo fundo, além de priorizar as regiões do Norte e Nordeste para os novos contratos, ainda está foi adotado o critério de nota dos cursos, ou seja, aqueles com nota 5 na avaliação das universidades tiveram maior probabilidade de receber o financiamento. Nos cursos com notas menores, 3 e 4, foi levado em consideração o critério de região.

Inscrições do Fies 2015

As inscrições para os novos contratos foram deitas até o dia 30 de abril, sendo processados 252.447 novos financiamentos, segundo os números divulgados pelo MEC. Entre os cursos mais procurados para estão de Engenharia com mais de 46 mil contratos, Direito com mais de 42 mil, Enfermagem com 16.770 e Medicina com 4.376 financiamentos. O ministério divulgou que a verba para novos contratos pelo Fies 2015 foi esgotada e por isso uma segunda edição do fundo para este ano, dependeria de mais verba. Ao todo , foram destinados R$ 2,5 bilhões para o Fies 2015.

imagem:divulgação

imagem:divulgação

Os estudantes que desejam somente renovar o seu contrato do Fies têm até o dia 29 de maio para concluir o seu processo. Segundo o MEC, ainda faltam aditar mais de 148 mil contratos pelas instiuições de ensino. Neste primeiro semestre, o Fies teve um total de 252.442 novos contratos concluídos pelo site oficial. Mas, no total, o fundo recebeu mais de 500 mil pedidos de novos contratos para custeio parcial ou total das mensalidades de estudantes de instituições privadas de ensino superior. O número foi maior que em 2014, quando o sistema do Fies teve 480 mil solicitações de novos contratos.

Inscrições para o Fies 2015

Os novos contratos foram solicitados pelo site  http://sisfiesaluno.mec.gov.br. Primeiro, o estudante tinha que preciso cadastrar uma senha, com o preenchimento dos seus dados pessoais. Após o cadastramento, o estudante teve que realizar a sua inscrição no sistema. Com a aprovação, ele deveria comprovar todas as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA, órgão validador que funciona na própria instituição de ensino superior em que o estudante está matriculado, em até 10 dias corridos.

Alunos Pronatec (imagem: divulgação)

Alunos Pronatec (imagem: divulgação)

 

Recomendados para você:

(Visited 1.851 times, 4 visits today)