1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Quando começam as inscrições do Pronatec

Quando começam as inscrições do Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi criado em 2011 pelo Governo Federal como uma iniciativa para expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Através do Pronatec, milhares de alunos que estão cursando ou já tenham concluído o ensino médio podem cursar, de maneira gratuita, cursos profissionalizantes e de nível técnico, aumentando suas chances no mercado de trabalho.

Os cursos oferecidos pelo programa são financiados pelo Governo através das verbas destinadas a melhoria social, e oferecidos por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica, além de instituições de ensino superior e de formação tecnológica e profissional cadastrados no MEC. Também é possível cursar um curso técnico ou profissionalizante pelo pronatec através das instituições do Sistema S (Senai, Senat, Senac, Senar entre outros).

Quando começam as inscrições para o Pronatec

quando-começam-inscriçoes-pronatec

Imagem:Divulgação

Diferente de outros programas de ensino de iniciativa governamental, como o Enem, Prouni ou SISu, não há um sistema integrado de inscrições para o Pronatec, por tanto, as datas de inscrição são definidas pelas instituições que oferecem os cursos de ensino técnico cadastrados no programa.

São ao todo centenas de cursos, oferecidos por milhares de instituições. Apesar do MEC regulamentar, cabe a cada Estado manter a lista de instituições cadastradas. Porém, desde 2009 o MEC mantém o Sisutec, um sistema integrado que mantém as informações das instituições reconhecidas. Através do acesso ao Sisutec é possível saber se uma instituição é cadastrada no MEC, e a partir desta informação, basta entrar em contato com a instituição para saber se ela oferece cursos pelo Pronatec.

Como fazer a inscrição para o Pronatec 2015

quando-começam-inscriçoes-pronatec2

Imagem:Divulgação

Da mesma forma que as datas de inscrição variam de escola para escola, os procedimentos de inscrição também. É necessário entrar em contato com a instituição de ensino para saber as exigências para a inscrição. Cada instituição por tanto, possui critérios próprios.

Após escolher a instituição de ensino, o candidato deve verificar se ela possui oferta ou vaga para o curso escolhido.

Caso ainda não conheça os cursos oferecidos pelo Pronatec, é possível consultar o catalogo de cursos no site do pronatec através do Link pronatec.mec.gov.br, os cursos são divididos por eixos tecnológicos  que vão desde saúde a até áreas de segurança e construção civil.

Além da grande variedade de cursos disponíveis, e da ampla rede de instituições credenciadas, em alguns casos é possível que o aluno ainda receba auxilio transporte para chegar até a escola.

Todas estas iniciativas visam garantir um crescimento social cada vez maior ao brasileiro e mais oportunidades de uma vida melhor.

Recomendados para você:

(Visited 15.632 times, 193 visits today)