Prouni 2016 – Vagas

As inscrições terão início nesta terça-feira (7) e se estenderão até as 23h59 de quinta-feira (10). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês.

O Prouni é um programa que ajuda jovens de baixa renda distribuindo bolsas integrais e parciais através de diversas universidades brasileiras. O programa ajuda milhares de jovens á entrarem em uma faculdade e á terem um ensino de qualidade que possa dar uma vida melhor e justa para eles.

O programa acontece duas vezes por ano, uma no primeiro semestre e a outra no segundo. Em 2016 as primeiras vagas do prouni serão abertas em fevereiro e o critério continua o mesmo. Os resultados são divulgados em chamadas, sempre são duas.

Requisitos para o Prouni

Prouni 2016

Prouni 2016 Vagas (Foto: Divulgação)

Primeiro de tudo, para poder participar do Prouni você tem que participar do ENEM do ano anterior, ou seja, esse ano você terá que fazer o ENEM para poder se inscrever em fevereiro de 2016. Além disso, é obrigatório que o candidato tire uma nota igual ou maior que 450 pontos e não zere a redação.

Os jovens interessados também devem preencher algum dos requisitos abaixo:

– Ter cursado o Ensino Médio Completo em escola pública;

– Ter cursado o Ensino Médio Completo em escola privada com bolsa integral;

– Ter cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e privada com bolsa integral;

– Ter algum tipo de deficiência;

– Ser professor da rede pública;

Para adquirir uma bolsa 100% integral através do Prouni é necessário que você tenha uma renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Se for mais que isso, a sua bolsa será parcial.

Bolsas Remanescentes do Prouni, como Funciona?

Prouni 2016

Prouni 2016 Vagas (Foto: Divulgação)

As bolsas remanescentes do Prouni são aquelas vagas que não foram preenchidas no período de inscrição. Os requisitos para concorrer á alguma dessas bolsas é o mesmo que os das inscrições, as inscrições são realizadas pelo site do Prouni. Apenas os alunos que não foram chamados na primeira etapa do programa podem concorrer ás bolsas remanescentes.

Como se Inscrever no Prouni 2016

Para se inscrever no Prouni 2016 você acessa o site http://siteprouni.mec.gov.br/ e informa o número de inscrição e a senha usados no ENEM 2015. No ato da inscrição você pode escolher dois cursos diferentes, escolha na ordem da sua preferência. Ainda no momento da inscrição você terá que selecionar á qual tipo de bolsa quer concorrer, integral ou parcial, e em qual modalidade.

Depois disso é aguardar o período de inscrições acabarem e as chamadas acontecerem. Estude para tirar notas ótimas no ENEM, isso irá ajudar a lhe colocar bem perto de sua bolsa de estudo.

Recomendados para você:

(Visited 14.687 times, 128 visits today)