1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prouni no Paraná – Inscrições e vagas

O Programa Universidade para Todos, conhecido como PROUNI, é realizado há alguns anos com o objetivo de inserir jovens no ensino privado. O programa concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de nível superior a estudantes que não tenham um diploma de ensino superior.

Qualquer um pode participar desde que preencha os requisitos mínimos. Milhares de vagas são ofertadas todos os anos, nos meses de janeiro e junho, sem falar na possibilidade de concorrer às bolsas remanescentes. Perdeu a chance de participar do Prouni esse ano? Não tem problema! Em 2017 ele estará de volta com muito mais oportunidades.

Prouni 2017

O Prouni acontece no Paraná e em todos os estados brasileiros. Como ele é realizado de forma online, não há como se inscrever pessoalmente. Portanto, um único site e sistema servem para o país inteiro.

prouni-2017

Prouni. Imagem:divulgação

Para poder se inscrever é necessário realizar a última edição do Exame do Ensino Médio (ENEM), obter uma nota igual ou maior que 450 pontos e não zerar a redação. Se você preencher todos esses requisitos, poderá pular para a próxima parte, onde deverá preencher apenas um dos seguintes:

– Ter cursado o ensino médio completo em escola pública;

– Ter cursado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral;

– Ter cursado metade do ensino médio em escola pública e a outra metade em escola privada com bolsa integral;

– Ter algum tipo de deficiência;

– Ser professor da rede pública de ensino no efetivo exercício do magistério da educação básica.

Acesse e saiba mais informações: 7 dicas de como estudar para o Enem 2016 e 2017

Instituições parceiras do Prouni

Através do Prouni muitas instituições privadas oferecem suas vagas em cursos de graduação e pós-graduação. Você se inscreve para essas vagas através do programa e se atender às exigências e tiver uma nota alta, entra para a universidade.

pronatec-jb

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Geralmente ao acessar o site da universidade desejada você encontra as formas de ingresso; se ela for parceira do Prouni, essa será uma das formas encontradas na página. Para facilitar sua busca, confira algumas instituições parceiras:

– Universidade Norte do Paraná

– Pontifícia Universidade Católica do Paraná

– Universidade Paranaense

– Universidade Positivo

– Universidade Tuiuti do Paraná

Inscrições Prouni 2017

As inscrições para o Prouni 2017 só irão iniciar em janeiro, após a liberação das notas do Enem. Quando as inscrições estiverem abertas, você deverá se inscrever pelo link http://siteprouni.mec.gov.br/.

Na página, deverá clicar na opção “Fazer inscrição” e informar o número de inscrição e a senha do ENEM. Logo depois deverá confirmar suas informações e optar pela opção de se inscrever para a primeira opção de curso.

Pesquisa Prouni

Você poderá realizar sua pesquisa pelo nome do curso, da universidade ou ainda por município. Quando achar o que deseja, confira todas as informações sobre o curso, selecione o tipo de bolsa desejada e finalize a inscrição.

Depois você poderá repetir o mesmo processo, mas para sua segunda opção. As opções devem ser colocadas de acordo com sua preferência. Enquanto as inscrições estiverem abertas você pode alterar os cursos e conferir as notas de corte.

prouni-inscricoes

Prouni 2017. Imagem:divulgação

Lembrando que para concorrer a uma bolsa integral você deverá confirmar uma renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. A bolsa parcial é dada para candidatos que comprovem renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

Acesse e saiba mais informações: Bolsa do Prouni 2017

Cursos mais procurados no Paraná

Os cursos de Engenharia estão no topo da lista dos mais procurados, não só no Paraná, mas no país inteiro. Isso mostra que a cada ano os jovens possuem desejos diferentes, visto que nas edições anteriores o topo da lista era ocupado por Direito ou Medicina.

Os cursos mais procurados podem variar de edição para edição. Logo depois das Engenharias, nós temos a Enfermagem e as Ciências Contábeis.

Cronograma Prouni 2017

O cronograma do Prouni em 2017 ainda não foi divulgado, isso acontece apenas com a liberação do edital, mas com base nos anos anteriores podemos ter uma noção de como funcionará o programa.

prouni

Prouni. Imagem:divulgação

As inscrições para o primeiro processo seletivo acontecem na segunda quinzena de janeiro; logo depois os selecionados podem efetuar sua matrícula. Uma semana depois é liberada a segunda chamada, as matrículas são feitas e os candidatos que não foram selecionados podem solicitar concorrer às bolsas remanescentes.

O Prouni está na etapa de bolsas remanescentes, as inscrições começam hoje (31/07). Para realizar a sua inscrição basta acessar o site oficial do Prouni.

O segundo processo seletivo acontece em junho, com todo o procedimento seguindo até o fim de agosto.

(Visited 136 times, 15 visits today)