1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Prouni bolsas remanescentes

O PROUNI é um programa que fornece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior a jovens brasileiros que realizam o Enem e preenchem outros requisitos. O programa é mais uma oportunidade criada pelo governo federal, que visa inserir mais jovens na educação, aprimorar os seus conhecimentos e dar-lhes a oportunidade de crescer na vida.

Além de participar das chamadas regulares do Prouni, que acontece duas por cada processo seletivo, os candidatos também podem se inscrever para as bolsas remanescentes. Dessa forma possuem ainda mais chances de serem chamados.

O Prouni está na etapa de bolsas remanescentes, as inscrições começam hoje (31/07). Para realizar a sua inscrição basta acessar o site oficial do Prouni.

O que são as bolsas remanescentes

As bolsas remanescentes são aquelas que não foram ocupadas no processo regular do programa. Ou seja, mesmo que diversos candidatos tenham sido chamados, sempre há aqueles que não efetuam a matrícula e acabam perdendo a chance. As bolsas que “sobram” podem ser concorridas pelas pessoas que não foram selecionadas nas chamadas regulares.

bolsas-remanescentes

Bolsas remanescentes. Imagem:divulgação

O período de inscrição das bolsas remanescentes depende muito de acordo com todo o procedimento. Na primeira edição do ano que começa em janeiro, por exemplo, a inscrição para as bolsas remanescentes pode iniciar na metade ou final de fevereiro, apenas depois das duas chamadas serem realizadas e dos candidatos efetuarem suas matrículas.

Acesse e saiba mais informações: Programa Prouni 2016

Como conseguir as bolsas remanescentes do Prouni

Para poder concorrer às bolsas remanescentes é necessário preencher alguns requisitos, assim como na chamada regular. É importante que você tenha realizado a última edição do Enem, e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos; além disso, não deverá ter zerado a redação.

Se você não se encaixa nesse requisito, há mais um que deve ser preenchido: ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério. Certifique-se de que você preenche um desses requisitos antes de ir para o próximo passo.

prouni-inscricoes

Bolsas remanescentes Prouni. Imagem:divulgação

O próximo passo consiste em você preencher mais um requisito, entre tantos que são dispostos. Por exemplo, você deve ter feito o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola da rede privada com bolsa integral. Existe também a possibilidade de ter feito metade do ensino médio em cada uma das instituições. Lembrando que você, nessa parte, precisa preencher apenas um desses requisitos.

Instituições parceiras do PROUNI

A maioria – se não todas – instituições privadas brasileiras oferece suas vagas através do PROUNI. Dessa forma você tem a chance de se inscrever para qualquer universidade, independente do local desejado.

Você pode descobrir se uma instituição é parceira do programa entrando em seu site e acessando a área reservada para as formas de ingresso. Nessa página, se houver a opção de ingressar pelo PROUNI, a universidade é uma parceira do programa. A seguir, confira apenas algumas universidades parceiras:

– Universidade Anhanguera – UNIDERP

– Universidade Nove de Julho

– Universidade Paulista

– Universidade Estácio de Sá

– Universidade de Santo Amaro

– Universidade Potiguar

– Universidade do Grande ABC

– Universidade Metodista de Piracicaba

– Universidade Tiradentes

– Universidade do Vale do Rio dos Sinos

– Universidade Católica de Brasília

– Universidade da Região de Joinville

– Universidade Gama Filho

– Universidade da Amazônia

– Universidade Feevale

Acesse e saiba mais informações: Programa Jovem Aprendiz 2016. Vagas, Cursos e Inscrições

Bolsas e Cursos disponíveis no Prouni

O Prouni oferece bolsas de estudo integrais (100%) e parciais (50%). Para concorrer a uma delas, além de preencher os requisitos já citados anteriormente, o candidato precisa comprovar outros requisitos específicos. Por exemplo, para a bolsa integral é necessário comprovar renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para a bolsa parcial você deve comprovar renda mensal de até três salários mínimos por pessoa.

O Prouni possui uma gama variada de cursos e isso depende exclusivamente das instituições. Cada uma oferta o número de vagas e os cursos que deseja, de acordo com sua disponibilidade.

bolsa-do-prouni-20

Prouni. Imagem:divulgalção

É possível encontrar curso de Direito, Engenharia, Medicina, Enfermagem, Nutricionista, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Administração, Arquitetura e Urbanismo, Design, Pedagogia, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Português – Licenciatura, Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Zootecnia, Veterinária e muitos outros.

A relação dos cursos pode ser conferida no site de cada instituição, basta entrar e selecionar os cursos de graduação. Se preferir, também pode esperar as inscrições abrirem e conferir no próprio sistema do programa todos os cursos que estão disponíveis, suas respectivas vagas e observações.

Recomendados para você:

(Visited 82 times, 2 visits today)