1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec quem pode se inscrever

Pronatec quem pode se inscrever

Muitas pessoas buscam especializações que as coloquem em vantagem mediante ao mercado de trabalho competitivo. Porém, nem sempre existem condições financeiras para se especializar e competir de igual para igual com pessoas de classes mais altas.

Por este motivo, o Governo Federal criou o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), com o objetivo de proporcionar o acesso ao ensino para jovens e adultos de baixa renda, permitindo assim um crescimento financeiro e profissional.

Para quem deseja se inscrever para uma vaga no Pronatec é importante saber se conseguirá se enquadrar aos requisitos e ao público alvo do programa.

Quem pode se inscrever

quem-pode-se-inscrever

Imagem:Divulgação

O Pronatec foi instituído por uma lei federal que visa aumentar a acessibilidade do ensino para a população de mais baixa renda. De acordo com a lei nº 12.513/2011 o Pronatec deverá atender prioritariamente os estudantes do ensino médio da rede pública estadual, incluindo o EJA (educação de jovens e adultos) e, para quem já concluiu o ensino médio, a prioridade beneficia trabalhadores; pessoas que recebem auxilio dos programas federais de transferência de renda como o bolsa família; e estudantes que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em instituições privadas com bolsa integral.

Os procedimentos para a inscrição variam de acordo com a instituição que oferece o curso, não existindo um sistema unificado de inscrições, como ocorre com outras iniciativas, como o SISu ou o Prouni.

Candidatos que já tenham se formado no ensino médio deverão optar obrigatoriamente pela Bolsa Formação Trabalhador, sendo que os cursos oferecidos seguem três modalidades.

•Técnico na forma subsequente, para aqueles que já concluíram o Ensino Médio;

•Técnico na forma concomitante, para alunos regularmente matriculados no Ensino Médio da rede pública ou em rede privada como bolsista integral;

•Técnico na forma integrada, para quem concluiu o Ensino Fundamental adquirindo assim a formação técnica e do ensino médio em conjunto.

Quais os cursos oferecidos pelo Pronatec?

quem-pode-se-inscrever2

Imagem:Divulgação

Como um sistema de ensino que permite a formação técnica e profissionalizante, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego oferece um total de 220 cursos técnicos e 646 cursos profissionalizantes, chamados de FIC (Formação inicial e continuada).

Os cursos profissionalizantes possuem carga horária mínima de 160 horas, enquanto os cursos técnicos possuem carga horária que varia de 800 a 1200 horas, tendo a duração média entre 1 ano e meio e 2 anos.

Para saber quais os cursos disponíveis pelo Pronatec é necessário acessar o site pronatec.mec.gov.br e verificar o catalogo de cursos.

O período de inscrições varia de instituição para instituição, sendo necessário que o candidato entre em contato com a escola para saber se há vagas abertas ou não.

Recomendados para você:

(Visited 23.212 times, 1.231 visits today)