1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec Cultura RJ 2015

Pronatec Cultura RJ 2015

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) Cultura oferece cursos técnicos gratuitos na área da cultura, de educação continuada e capacitação, em instituições de ensino de todo o país. Só no estado do Rio de Janeiro, a partir do segundo semestre de 2014, 1,6 mil vagas estão em fase de implantação em 18 municípios, incluindo a cidade do carioca. O intuito de consolidar a formação profissional cultural do país e fortalecer o setor, com trabalhadores qualificados.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Inscrições Pronatec Cultura

Escolas, Institutos Técnicos de Educação, Universidades Federais e outras entidades de ensino participam do programa, por isso não existe um processo único de seleção. Sendo assim, as inscrições e a divulgação de vagas podem acontecer diretamente nas entidades de ensino participantes do Pronatec Cultura.

Na cidade do Rio de Janeiro (RJ), a Secretaria Municipal de Cultura está à frente da abertura de vagas para o Pronatec Cultura. Em 2014, foram ofertados cursos de fotógrafo, sonoplasta, operador de câmara, editor de vídeo, editor de projeto visual básico, costureiro, artesão de pintor em tecidos e aderecista. As inscrições foram feitas pelo link http://www.rio.rj.gov.br/web/smc, onde é possível acompanhar o anúncio de novas vagas.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

As escolas municipais, os serviços nacionais de aprendizagem e os institutos como o IFRJ (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro) também ofertam vagas pelo Pronatec Cultura. Por isso, é preciso ficar atento à divulgação de turmas em cada entidade de ensino.

Candidatos para o Pronatec Cultura RJ

Cada curso tem seus requisitos para inscrição, mas geralmente eles são oferecidos para jovens e adultos, que estejam cursando ou concluído o ensino médio, a partir de 16 anos de idade. Ainda podem ser trabalhadores empregados ou não e também beneficiários de programas de transferência como o Bolsa Família.

No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar os documentos de identidade, o CPF, os comprovantes de residência e de escolaridade.

Cursos do Pronatec Cultura 2015

Os cursos do Pronatec Cultura são gratuitos e são executados por meio de uma parceria entre o Ministério da Cultura, da Educação e as Secretaria Municipais. O Pronatec Cultura oferece turmas de agente cultural, artesão de artigos indígenas, artesão de biojoias, pintura em tecido, bordado à mão, produção cultural, costureiro, desenhista de moda, disque-jóquei, editor de vídeo, editor de projeto visual gráfico, fotógrafo, figurinista, maquiador cênico, modelista, músico de banda, operador de câmera, operador de computador e organizador de eventos, entre outros.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

(Visited 432 times, 4 visits today)