Pronatec Cultura 2015

Pronatec Cultura 2015

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece cursos técnicos gratuitos de educação continuada e capacitação, em instituições de ensino de todo o país, para ajudar os trabalhadores a conquistar novas oportunidades. Dentro do programa, foi lançado o Pronatec Cultura, nos anos de 2013 e 2014, para a capacitação de artistas e profissionais da cultura com o intuito de consolidar a formação profissional desse público e fortalecer a área em todo o país.

Cursos do Pronatec Cultura 2015

Em dois anos de programa, foram ofertadas 31.667 vagas, em 275 municípios de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal. Foram beneficiados ao todo 7.384 alunos no Brasil e para o Pronatec Cultura 2015, o Ministério da Cultura (MinC) solicitou ao Ministério da Educação (MEC), responsável pela execução do Pronatec, 62.315 vagas somente para a área cultural.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

O Pronatec Cultura oferece cursos de agente cultural, artesão de artigos indígenas, artesão de biojoias, pintura em tecido, bordado à mão, produção cultural, costureiro, desenhista de moda, disque-jóquei, editor de vídeo, editor de projeto visual gráfico, fotógrafo, figurinista, maquiador cênico, modelista, músico de banda, operador de câmera, operador de computador e organizador de eventos, entre outros.

Inscrições no Pronatec Cultura

Não existe um processo único de seleção, desse modo as inscrições e a divulgação de vagas podem acontecer diretamente nas entidades de ensino participantes do Pronatec Cultura, nas Secretarias Municipais de Cultura e Educação ou nas Prefeituras.  Escolas, Institutos Técnicos de Educação, Universidades Federais e outras entidades de ensino participam do programa.

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Em outras instituições de ensino, as vagas ficam disponíveis pelo site do Pronatec. O candidato coloca no formulário o Estado, o Município de interesse, além da escolaridade, e assim tem acesso às vagas abertas em cada instituição. Após a confirmação da inscrição, o estudante deve comparecer a unidade escolhida com os documentos solicitados entre eles um documento de Identificação (RG), o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um comprovante de residência e de escolaridade, além do cartão do Cadastro Único (CadÚnico) ou do Bolsa Família (caso possua).

Pronatec 2015

Os interessados em participar devem ter no mínimo 16 anos, podem ser estudantes de ensino médio da rede pública ou aqueles já formados, podem ser trabalhadores empregados ou não e também beneficiários de programas de transferência como o Bolsa Família. Os estudantes ainda cursando o ensino médio devem procurar a própria escola para informações sobre a pré-inscrição.

As vagas são divulgadas durante o ano pelas próprias instituições de ensino, por isso é preciso ficar atento ao anúncio de turmas, principalmente, pelas prefeituras municipais.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

 

 

Recomendados para você:

(Visited 3.020 times, 95 visits today)