1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec Alagoas 2017 – Inscrições

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é um programa do Governo Federal em parcerias com em diversas instituições brasileiras. Os cursos do Pronatec abrangem mais de 400 áreas de conhecimento, são oferecidos em instituições de ensino da rede publica e privada, além de instituições do sistema S, como Senai, Senac, Sesi, Senar e Senat para jovens de baixa renda, que não tem condições de arcar com os custos de um curso técnico ou superior.

Se você é morador de Alagoas, confira no texto abaixo todas as informações de como se inscrever nos cursos Pronatec Alagoas 2017.

Pronatec Alagoas 2017

Qualquer pessoa que tenha realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016, sem zerar na redação pode se inscrever nos cursos do Pronatec.

pronatec-alagoas-2017

Pronatec Alagoas 2017. Imagem:divulgação

Pronatec Alagoas inscrição 2017

As inscrições para os cursos técnicos do Pronatec Alagoas 2017 são gratuitas e realizadas na própria instituição. Ainda não se sabe as datas em que elas ocorrerão, por isso, é aconselhável acompanhar regularmente o site do programa para saber todas as informações sobre datas, vagas e cursos oferecidos pelo Pronatec Alagoas 2017.

pronatec-alagoas-2017

Pronatec Alagoas 2017. Imagem:divulgação

Os interessados devem ir até a instituição com documentos originais e cópias da carteira de identidade, CPF, foto 3×4 recente, comprovante de residência, histórico escolar ou comprovante de matrícula do ensino médio e Comprovante de renda. A instituição de ensino pode solicitar algum outro documento, por isso é importante entrar em contato com a escola antes de ir até lá.

Pronatec Maceió 2017

Em Maceió é possível encontrar diversas escolas que atuam fornecendo bolsas de estudo pelo Pronatec Alagoas 2017. Inicialmente, o Pronatec oferecia bolsas de estudo para instituições de ensino pertencentes ao sistema S (Senai, senac, sesi, senar entre outros), mas com o sucesso da iniciativa, o programa foi ampliado, permitindo a diversas instituições de capacitação profissional a filiação, desta forma, é possível encontrar muitas escolas de ensino técnico que fornecem bolsa de estudos pelo Pronatec Maceió 2017.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Recursos Humanos do Pronatec

Vagas pronatec 2017

A quantidade de vagas dos cursos do Pronatec Alagoas 2017 varia de acordo com a disponibilidade das instituições parceiras. Todos os anos as instituições de ensino liberam inúmeras vagas para diferentes modalidades de cursos.

pronatec-alagoas

Pronatec Alagoas. Imagem:divulgação

Para conferir as vagas disponíveis, bem como outras informações sobre o programa, acesse o site oficial do Pronatec, http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

Cursos técnicos

O Pronatec oferece cursos em diversas áreas do conhecimento. São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada. Os cursos técnicos são ofertados em três formas: na forma concomitante, na forma integrada e na forma subsequente.

Acesse e saiba mais informações: Programa Jovem Aprendiz 2016. Vagas, Cursos e Inscrições

Cursos técnicos do Pronatec

Cursos técnicos concomitantes: são cursos voltados para alunos que estão cursando o Ensino Médio, preferencialmente nas redes públicas.

O aluno interessado nesse tipo de curso pode entrar em contato com a secretaria da sua própria escola para pedir mais informações, ou pode buscar vagas remanescentes (não preenchidas) por meio de inscrição online. Cursos técnicos integrados: são cursos para alunos que pretendem começar o Ensino Médio junto com o ensino técnico.

pronatec-alagoas

Pronatec Alagoas 2017. Imagem:divulgação

Cursos técnicos subsequentes: são cursos voltados para alunos que já concluíram o Ensino Médio. No Pronatec, esses cursos são ofertados por meio do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC). O acesso dá-se pela nota do ENEM.

Institutos Federais, Serviços Nacionais de Aprendizagem e escolas técnicas estaduais também ofertam esses cursos dentro se seus calendários próprios de matrícula. Veja a relação de Institutos Federais: http://redefederal.mec.gov.br/.

Dentre os cursos do Pronatec mais procurados estão: Técnico em informática, Técnico em controle ambiental, Técnico em auxiliar administrativo, Técnico em Farmácia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Enfermagem, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Eventos e Técnico em Cozinha.

Acesse e saiba mais informações: Técnico em Serviços Jurídicos do Pronatec

Pronatec

O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.

Para 2016 foram disponibilidade cerca de 2 milhões de vagas para o Pronatec. Foram mais de 350 mil vagas em cursos técnicos e 1,6 milhão de vagas em cursos de qualificação profissional.

Recomendados para você:

(Visited 762 times, 149 visits today)