1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec 2018 Inscrições

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda. Este ainda visa expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

O Pronatec oferece cursos gratuitos em âmbito nacional. Em parceria com as Redes Federais, estaduais, distrital e municipais de educação profissional e tecnológica, com os Serviços Nacionais de Aprendizagem (Sistema S) e com as instituições privadas. São oferecidos cursos técnicos, para quem está cursando ou já possui o ensino médio, e cursos de qualificação profissional (formação inicial e continuada – FIC), de escolaridade mínima variada.

Inscrições Pronatec 2018 – Como e onde fazer?

Trazemos agora para você todas as informações importantes para que você não perca a oportunidade de conseguir uma vaga em um dos cursos ofertados pelo pronatec.

Pronatec

Pronatec. Imagem: divulgação

As vagas para o PRONATEC são abertas duas vezes ao ano, exceto os Institutos Federais, como SENAI e o SENAC que apresentam forma contínua de vagas ao longo do ano. Portanto é preciso estar atento no site do MEC (Ministério da Educação) para não deixar passar os prazos para inscrições.

Se o candidato enquadra-se nos requisitos solicitados, poderá realizar a sua inscrição da seguinte maneira:

1°) Acesse o site do Programa Pronatec: http://sistec.mec.gov.br/meu-cadastro

2°) Informe os dados solicitados:

– Tipo de Curso;

– Modalidade Educacional;

– Sua escolaridade;

– Unidade de Ensino.

Após efetivar sua inscrição online, aguarde o período para a validação da matrícula. Assim que o sistema reconhecer a sua matrícula você poderá realizar a pesquisa no site do programa sobre os cursos que estão disponíveis e sendo assim poderá optar por qual destes ofertados você deseja concorrer a uma vaga.

Pronatec 2018 Processo de Seleção

Serão considerados concorrentes aptos para disputa de vagas no Programa Pronatec aqueles que vierem a preencher os requisitos do mesmo:

  • Possuir renda familiar de até 2 (dois) salários mínimos federais;
  • Possuir inscrição no CadÚnico e estar recebendo auxílio governamental;
  • Estar frequentando o ensino fundamental, médio (podendo ser também o  EJA) ou já ter concluído o ensino médio (a depender da modalidade do curso que irá se candidatar);
  • Não ter realizado mais de 2 (dois) cursos no PRONATEC no ano da sua inscrição.
Pronatec

Pronatec 2018. Imagem:divulgação

O resultado do processo de seleção o candidato poderá informa-se entrando em contato com a Instituição em que se cadastrou em algum curso. É de extrema importância que o candidato acompanhe os prazos e novas informações das entidades para que não perca o período de matrícula.

Pronatec 2018 Instituições

No âmbito da Bolsa-Formação, os cursos são ofertados pelas seguintes instituições:

  • As instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Institutos Federais, CEFETs, escolas técnicas vinculadas a Universidades Federais e Colégio Pedro II);
  • As instituições públicas das redes estaduais, distrital e municipais e fundações públicas precipuamente dedicadas à educação profissional e tecnológica;
  • As instituições dos Serviços Nacionais de Aprendizagem (SENAC, SENAI, SENAR, SENAT);
  • As Instituições de Ensino Superior – IES estaduais, distrital e municipais com cursos técnicos;
  • As IES privadas e de educação profissional técnica de nível médio devidamente habilitadas pelo MEC;

Pronatec 2018 Vagas

O Pronatec oferta 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos, que podem ser consultados no Guia Pronatec de Cursos FIC (http://pronatec.mec.gov.br/fic/) e no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (http://pronatec.mec.gov.br/cnct/).

A cada ano mais Instituições Educacionais fecham parceria com o Pronatec e isso faz com que os cursos e as vagas aumentem em quantidade ofertada aqueles candidatos interessados em buscar uma qualificação profissional que poderá auxiliá-lo a conseguir o seu primeiro emprego, retornar ao mercado de trabalho, ou ainda assim a conseguir uma promoção dentro da empresa em que trabalha.

(Visited 389 times, 389 visits today)