1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (65.356 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Pronatec 2017, SENAI. Inscrições, Cursos e Vagas

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) oferece cursos gratuitos em diversas áreas para o trabalhador atuar em serviços relacionados a indústria. As vagas gratuitas ficam disponíveis por programas como o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) que oferta cursos técnicos para jovens e adultos.

Por isso, o Senai qualifica milhares de trabalhadores em todo o país, por meio de cursos voltados para a educação profissional da área industrial.

Inscrições nos Cursos do Pronatec no Senai

Para se inscrever nos cursos do Pronatec, é preciso que os candidatos tenham pelo menos 16 anos com ensino médio concluído ou não, feito na rede pública. Também podem se inscrever trabalhadores empregados ou não e pessoas beneficiárias dos programas de transferência de renda do governo e de baixa renda.

Pronatec Inscrições

Pronatec Inscrições (Imagem: Divulgação)

Para alguns cursos, basta que o aluno tenha o ensino fundamental e esteja cursando o ensino médio. É preciso verificar o edital para saber os requisitos para a inscrição em cada turma.

Processo de Inscrição nos Cursos Senai

As inscrições são abertas durante o ano, de acordo com o calendário e a disponibilidade de ofertar vagas pelo Pronatec Senai. Por isso, é preciso sempre acompanhar o site do programa e do Senai da sua cidade.

As inscrições podem ser feitas pelo site do Pronatec, basta acessar, escolher a localidade, preencher a escolaridade e buscar a vaga no Senai. Só então o candidato preencherá o formulário com o número do CPF, data de nascimento, e-mail, telefone de contato e escolaridade.

PRONATEC 2016

PRONATEC 2017 (Foto: Divulgação)

Se a inscrição for aprovada, o aluno deverá comparecer à sede da entidade onde estudará, com os documentos de comprovação das informações preenchidas no momento da inscrição, como RG, CPF, comprovante de residência, certificado de escolaridade, histórico escolar e foto 3×4, carteira de trabalho e currículo.

As pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico e aqueles candidatos com menos de 18 anos devem ir fazer a matrícula com o responsável legal.

Vagas e Cursos pelo Pronatec no Senai

Diversos cursos são ofertados no Senai, pelo sistema do Pronatec, entre eles instalador e reparador de equipamento de transmissão em telefonia, pintor de obras, técnico em eletroeletrônica, técnico em vestuário, técnico em mecânica e técnico em automação industrial.

São turmas nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automotiva, construção, couro e calçados, eletroeletrônica, gemologia, gestão, gráfica e editorial, logística, meio ambiente, metalomecânica, mineração, petróleo e gás, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança e trabalho, entre outras.

O Senai Pronatec oferta vagas gratuitas para quem deseja se capacitar e crescer profissionalmente com inscrições em vários municípios do país.

Pronatec SENAI 2017

O SENAI é uma das instituições que oferece cursos por meio do Pronatec. O programa foi criado pelo governo federal e já contribuiu para a formação de milhares de pessoas cuja renda não é suficiente para arcar com uma graduação ou até mesmo com um curso técnico pago.

O principal objetivo do programa é facilitar o acesso ao ensino tecnológico, promovendo a inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho. Institutos federais, instituições públicas e privadas e escolas do Sistema S, como o SENAI, são os principais ofertantes dessas vagas gratuitas.

Cursos do Pronatec SENAI 2017

Cada instituição do SENAI oferece cursos de acordo com a demanda da região onde está instalada, para que assim as pessoas formadas tenham mais chance de serem empregadas e as empresas completem o seu quadro de funcionários. Portanto afirmar qual curso está disponível em todas as regiões é quase impossível, mas podemos citar alguns para você ter uma noção das possibilidades.

Inscrições Pronatec SENAI 2017

Inscrições Pronatec SENAI 2017

O ideal mesmo é você ir até a unidade da sua cidade e ver a grade de cursos. Aproveite para já ver a disponibilidade de turmas e saber mais sobre o processo de inscrição. Entre os cursos dos mais variados setores, podemos destacar os seguintes: Auxiliar Administrativo, Programador Web, Eletricista de Automóveis, Pedreiro de Alvenaria, Desenhista Mecânico, Montador e Reparador de Computadores, entre outros.

Inscrições Pronatec SENAI 2017

As inscrições no SENAI geralmente tendem a ser presenciais. Não há uma data específica para a abertura das mesmas, cada unidade faz isso de acordo com a sua disponibilidade e com a quantidade de turmas já existentes. O ideal é que você sempre acompanhe as notícias e atualizações do portal do SENAI do seu estado, assim poderá saber quando novas vagas estiverem disponíveis.

No momento da inscrição eles pedem documentos pessoais como RG, CPF, Comprovante de Renda e Residência. Lembre-se de levar também o Certificado de Conclusão do Ensino Médio e o Histórico Escolar, para garantir.

Caso as inscrições possam ser feitas online, todos esses documentos serão necessários no momento da matrícula. 2017 está só no começo, muitas vagas ainda deverão ser ofertadas nas próximas semanas. Fique de olho para não perder essa oportunidade de se qualificar e melhorar de vida. Os cursos técnicos estão ganhando mais espaço, faça parte disso.

Pronatec Senac Inscrições

O Senac é uma das entidades parceiras do Pronatec e também é uma das instituições de ensino que mais oferecem vagas através do Pronatec. Essa instituição de ensino tem no seu catálogo várias áreas de atuação, para todos os gostos. Todos os cursos técnicos do Senac são divididos e organizados nas áreas de Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

Atualmente, o Pronatec possui dois processos seletivos. O primeiro ocorre no início do ano para o primeiro semestre do ano.

Pronatec Senac

Pronatec Senac. Imagem:divulgação

O segundo ocorre no início do segundo semestre. No momento, a seleção do Pronatec 2017 para o segundo semestre  já encerrou a chamada regular e agora está em fase das vagas remanescentes.

Para aqueles que não sabem, as vagas remanescentes são as vagas que por algum motivo não foram preenchidas e são ofertadas novamente. Essas vagas são destinadas aos candidatos que se inscreveram para a chamada regular, mas não foram selecionados.

Além disso, esses candidatos precisam registrar interesse na lista de espera, pois o processo seletivo para as vagas remanescentes só ocorre com aqueles candidatos que realmente ainda tem interesse na vaga.

Pronatec 2018

Como o segundo processo seletivo de 2017 ainda está em andamento, nenhuma informação sobre o processo seletivo do Pronatec 2018. Apesar de ainda não ter nenhum comunicado oficial, o objetivo é ampliar a oferta de vagas.

As informações sobre cada edição do Pronatec costumam ser divulgadas apenas algumas semanas antes da abertura das inscrições. No entanto, as inscrições para o primeiro processo seletivo do Pronatec 2018 deve ocorrer no final do primeiro trimestre.

As inscrições são totalmente online e os candidatos precisam apenas escolher entre uma das milhares de opções de cursos e efetuar a inscrição preenchendo um cadastro e respondendo um questionário socioeconômico.

Pronatec 2018

Pronatec 2018. Imagem:divulgação

É importante acompanhar o site do Ministério da Educação (MEC) e do próprio programa para ficar por dentro das novidades e também, não correr o risco de perder o prazo para se inscrever no Pronatec.

Outra dica interessante que pode te ajudar nessa hora é seguir o MEC nas redes sociais, já que as informações sobre os programas de incentivo ao estudo são divulgadas por esses canais também.

Acompanhar os jornais locais também é uma opção para aqueles que querem saber em primeira mão todos os avanços do Pronatec. Normalmente, são noticiadas qualquer tipo de novidade que envolvem os programas administrados pelo MEC.

(Visited 853.659 times, 2.834 visits today)