Pronatec 2016 – Cursos e Expectativas

Hoje em dia todo mundo sabe que para conseguir um bom emprego é preciso estudar bastante não é mesmo? É por isso que o Governo Federal criou ao longo dos últimos anos vários programas educacionais.

Esses programas educacionais tem como objetivo principal aumentar e facilitar o acesso as vagas de cursos de qualificação profissional ou de graduação.

Um dos programas mais conhecidos e mais importantes é o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) o Pronatec é o responsável por disponibilizar milhares de vagas para jovens de baixa renda nos melhores cursos técnicos e de qualificação profissional. Confira tudo a respeito do Pronatec 2016, cursos, vagas, inscrições e muito mais.

Inscrições Pronatec

O Pronatec foi criado em 2011 e desde então vem beneficiando milhares de jovens em todo o país. As inscrições para o Pronatec podem ser feitas através da internet ou, dependendo da instituição, na própria secretaria da instituição de ensino. As inscrições são gratuitas e o jovem que quiser participar do processo seletivo não precisa se preocupar com nenhum tipo de custo, nem mesmo o da matrícula na instituição de ensino.

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec Jovem Aprendiz 2016

Pronatec

Pronatec (Imagem: Divulgação)

No portal do Pronatec é possível conferir muitos cursos e também fazer a inscrição para os cursos que estão com vagas em aberto, basta acessar http://pronatec.mec.gov.br/. As inscrições para o Pronatec 2016 ainda não começaram, mas é importante lembrar que muitas instituições de ensino fazem vários processos seletivos ao longo do ano.

O Pronatec é um programa aberto a todos os brasileiros, ou seja, todo mundo pode participar. Porém, é importante lembrar que a prioridade do Pronatec é disponibilizar vagas para pessoas de baixa renda, alunos de escola pública (ou de escola particular, porém na condição de bolsista integral da própria escola), pessoas desempregadas e também beneficiários de programas de transferência de renda, como é o caso do Bolsa Família.

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec IFMS

Para se inscrever é preciso ter em mãos todos os documentos pessoais, como RG, CPF, comprovantes de renda, residência, carteira de trabalho e fotos 3×4. Lembrando que menores de 18 anos devem fazer a inscrição acompanhados pelos pais ou responsável.

Após fazer a inscrição para o curso desejado a instituição vai fazer um processo seletivo para que assim sejam selecionados os alunos que irão ocupar as vagas disponíveis.

Cursos Pronatec

O Pronatec ficou bastante conhecido e acabou se tornando muito importante hoje em dia devido a grande variedade de cursos ofertados pelas instituições participantes. São cursos de qualificação profissional e cursos técnicos, ambos preparam o estudante para o mercado de trabalho e ajudam muito na hora de encontrar um emprego.

O Pronatec disponibiliza cursos para quem está cursando o ensino médio e para quem já acabou. O Pronatec não exige que o candidato tenha feito o Enem para poder se inscrever para os cursos. No geral são duas modalidades de cursos, é o Curso técnico de longa duração e o de curta duração, entenda como funciona cada um deles.

Pronatec

Pronatec (Imagem: Divulgação)

– Curso técnico de Longa Duração
Os cursos técnicos de Longa Duração são feitos para o jovem que já concluiu o ensino médio ou que ainda está matriculado no ensino médio. São cursos que possuem uma duração mínimo de 1 ano onde o aluno vai ter conhecimentos teóricos e práticos que vão preparar para o mercado de trabalho em várias áreas diferentes de atuação.

– Curso Técnico de Curta Duração
Os cursos de curta duração do Pronatec são voltados para a formação inicial e continuada, qualificando profissionalmente estudantes, trabalhadores e beneficiados de programas sociais, são cursos de até 2 meses de duração e preparam o estudante para o mercado de trabalho através de aulas praticas.

Os Cursos do Pronatec são ministrados em escolas públicas, federais, estaduais e municipais, além das instituições do Sistema S como Senai, Senac, Senat, Senar e etc. Instituições de ensino superior privadas e instituições de educação profissional técnica também participam do Pronatec.

Os cursos do Pronatec abrangem vários eixos tecnológicos, são eles: Ambiente e Saúde; Controle e Processos Industriais; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Informação e Comunicação; Infraestrutura; Produção Alimentícia; Produção Cultural e Design; Produção Industrial; Recursos Naturais; Segurança; Turismo e Hospitalidade e Lazer.

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec cursos, João Pessoa, PB 2015 inscrições

Vagas do Pronatec

A cada ano o número de vagas liberadas pelo Pronatec aumenta bastante. Isso acontece devido ao fato de que cada vez mais instituições estão fazendo parceria com o Pronatec e disponibilizando mais vagas, além é claro do Governo Federal que trabalha bastante para aumentar a cada ano o número de vagas do Pronatec.

A expectativa é que para 2016 o Governo federal invista cerca de R$14 bilhões para os cursos do Pronatec e isso vai fazer com que o número de inscritos chegue nos 8 milhões. Por isso o número de vagas poderá aumentar bastante para o Pronatec 2016.

Saiba mais Informações, acesse: Pronatec: Semas abre 180 Vagas para Cursos Gratuitos

São vagas para mais de 200 cursos técnicos e mais de 640 cursos de qualificação profissional. As vagas para os cursos do Pronatec são disponibilizadas em mais de 3.200 municípios, ou seja, todo mundo tem a chance de conseguir estudar nas melhores instituições de ensino do país.

Cursos Pronatec mais Procurados

Os cursos do Pronatec preparam o estudante para o mercado de trabalho. Os candidatos podem escolher entre várias opções de cursos aquele que mais se enquadra com o perfil do estudante. Então se você gosta de trabalhar com computador, vai encontrar o curso perfeito, se prefere alimentos, vai encontrar o curso que é a sua cara. Se o seu desejo é trabalhar com saúde, o pronatec vai te ajudar nisso. Ou seja, são várias opções para que você escolha.

Os cursos mais procurados pelo pronatec são:
• Técnico em informática
• Técnico em controle ambiental
• Técnico em auxiliar administrativo
• Técnico em Farmácia
• Técnico em Análises Clínicas
• Técnico em Enfermagem
• Técnico em Segurança do Trabalho
• Técnico em Guia de Turismo
• Técnico em Eventos
• Técnico em Cozinha.

Mas é claro que esses são apenas alguns dos cursos técnicos oferecidos pelo Pronatec. Com o Pronatec o estudante pode escolher entre cursos como: Comunicação, Gestão, Comércio , Informática, Design, Moda, Eventos e lazer, Técnico em saúde bucal, Técnico em desenho de construção civil, Técnico em edificações, Técnico em panificação, Técnico em design de interiores, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Agropecuária e Técnico em Prótese Dentária e muito mais.

Como podemos ver são várias áreas, completamente diferentes uma da outra, assim é possível arrumar emprego na área que mais combina com o seu perfil. É por causa dessa grande variedade de cursos que o Pronatec é hoje em dia o programa educacional mais importante do Brasil.

Saiba mais Informações, acesse: IFPB Divulga novos Editais para Pronatec

Guia Pronatec

Antes de fazer a inscrição para um curso do pronatec é preciso conhecer tudo sobre o programa não é mesmo? E nada melhor do que um rápido guia pronatec onde você poderá entender, de forma rápida e simples, como funciona o pronatec.

Então primeiramente é importante ter em mente que o pronatec disponibiliza cursos de qualificação profissional e tecnológica. Ao contrário do que muitos pensam o pronatec não é usado para cursos de graduação.

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Para 2016 o pronatec vai aceitar as bolsas de estudo para os cursos da categoria EAD (Ensino à distância). Os jovens de baixa renda tem prioridade na hora do processo seletivo, mas todo mundo pode fazer a inscrição e correr as vagas. Os cursos são ministrados em diversas instituições que fazem parceria com o programa e isso acontece em todos os estados do país.

O aluno vai ter aulas teóricas e práticas que transformam o aluno em um profissional extremamente capacitado para o mercado de trabalho. As inscrições acontecem durante todo o ano, algumas instituições de ensino fazem vários processos seletivos ao longo do ano. Os cursos duram de 2 meses a 2 anos dependendo da modalidade.

Saiba mais Informações, acesse: 7 Dicas de estudo Para passar em Concursos Públicos (Funciona)

Para conferir maiores informações sobre os cursos é só acessar o site das instituições participantes ou então o portal oficial do Pronatec. Não deixe de acessar e conferir as vagas que estão abertas.

Pronatec Senai e Senac

O Senai e Senac são as maiores parceiras do Pronatec desde 2011, o ano que o programa começou a beneficiar milhares de jovens em todo o país. Tanto o Senac como o Senai estão presentes em praticamente todo o país e por isso o número de jovens que fazem parte do quadro de bolsistas do pronatec é bastante grande entre essas instituições.

São vários cursos oferecidos e por isso vamos falar um pouco sobre cada uma delas. Confira e não deixe de ir até o Senai ou Senac mais próximo de você para conhecer os cursos disponíveis e também conhecer um pouco mais sobre a instituição.

Pronatec Senai

O senai é um grande parceiro do Pronatec, para você ter uma ideia cerca de 47% das inscrições do Pronatec são para o Senai. São 234 cursos oferecidos na instituição que está presente em mais de 800 unidades em todo o país. Alguns dos cursos mais procurados são:
• Construção Civil;
• Informática;
• Segurança do Trabalho;
• Mecânica;
• Panificação;
• Empreendedorismo
• Eletrônica;
• Almoxarife;
• Auxiliar Administrativo;
• Auxiliar de Crédito e Cobrança;
• Auxiliar de Faturamento;
• Agente de Informações turísticas;
• Bartender;
• Costureiro;
• Ilustrador;
• Mecânico de Manutenção em Máquinas Industriais;
• Manutenção de Motocicletas;
• Padeiro;
• Pedreiros de Alvenaria;
• Auxiliar de Operações em Logística;
• Auxiliar de Tesouraria;
• Balconista de Farmácia;
• Camareira em Meios de Hospedagem,
• Operador de Caixa;
• Recepcionista;
• Representante comercial
• Comunicação Visual
• Desenho Construção Civil
• Eletromecânica
• Logística
• Manutenção Automotiva
• Meio Ambiente
• Petróleo e Gás
• Química
• Rede de computadores
Acesse o portal do Senai Pronatec e confira muito mais sobre a instituição e a parceria com o Pronatec http://www.portaldaindustria.com.br/senai/canal/voce-na-industria-home/.

Pronatec

Pronatec (Imagem: Divulgação)

Pronatec Senac

O Senac também é um grande parceiro do Pronatec e ao lado do Senai é outra instituição com mais alunos matriculados pelo Programa educacional.

É possível fazer a inscrição online para os cursos do Pronatec no Senac e a variedade de opções é bastante grande. O senac também está presente em diversos municípios do país.

Para conferir os cursos a dica é acessar o portal do Senac do seu município, mas é claro que nós vamos mostrar algumas das opções, então confira:
• Construção Civil: Pedreiro, Encanador, Eletricista
• Manutenção Automotiva
• Mecânica
• Transporte de Cargas
• Metalúrgica: Soldador, Usinagem e etc
• Comunicação
• Curso de Petróleo e Gás
• Comunicação
• Gestão
• Comércio
• Informática
• Design
• Moda
• Eventos e lazer
• Gastronomia
• Turismo
• Hospedagem
• Saúde
• Segurança
• Beleza e estética
• Restaurante
• Idiomas
Acesse o portal oficial do Senac Pronatec e confira tudo sobre o programa e seus benefícios http://www.senac.br/programas/pronatec.aspx.

Pronatec Estácio

Outro grande parceiro do Pronatec é a instituição de ensino Estácio. São várias opções de cursos técnicos realizados pelo Pronatec. A Estácio está presente no Pará, Paraíba, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo.

Confira as opções de cursos oferecidas pelo Estácio do Pronatec:
• Técnico em Controle Ambiental
• Técnico em Design de Interiores
• Técnico em Logística.
• Técnico em Informática para Internet
• Técnico em Informática
• Técnico em Massoterapia.
• Técnico em Zootecnia

São cursos técnicos de muita qualidade que oferecem ao estudante a chance de aprender na pratica como exercer determinadas funções que serão necessárias para que o profissional se de bem no mercado de trabalho.

A Estácio é uma das melhores instituições de ensino do país e essa parceria com o Pronatec é algo realmente muito bom. Para conferir mais sobre cada curso e mais sobre a própria instituição também é só acessar o portal oficial do Pronatec Estácio através do link http://www.pronatecestacio.com.br/.

Saiba mais Informações, acesse: PROUNI 2016 – INSCRIÇÕES, VAGAS

Você deverá selecionar o estado que mora ou que pretende estudar e selecionar o curso que deseja fazer. Vai abrir uma janela com todas as informações do curso e um link para que você possa fazer sua pré-inscrição para o curso.

Não deixe essa ótima chance passar. Os cursos do Pronatec são de muita qualidade e vão te ajudar a entrar com tudo no mercado de trabalho. Então escolha o curso que mais se adequá a seu perfil e garanta um bom estudo e um bom emprego para a sua vida.

Pronatec notas de corte

A nota de corte é a pontuação mínima que o estudante precisa ter para conseguir uma bolsa de estudo nos cursos oferecidos pelas instituições parceiras. É importante que o candidato saiba que para ser aprovado no Pronatec precisa fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e garantir uma boa nota tanto na prova quanto na redação.

Pronatec inscritos

As oportunidade que o Pronatec oferece ficam disponibilizadas através do site www.pronatec.mec.gov.br. Entrando no sistema do programa é possível achar vagas e saber onde são oferecidas, no entanto as inscrições ocorrem diretamente nas instituições de ensino.

Saiba mais Informações, acesse: Prouni Vagas 2016

Para que você tenha direito de fazer a inscrição, é preciso se enquadrar no perfil, que é:  estar cursando ou já ter concluído o ensino médio. Porém, uma parcela das vagas são reservadas, por força da lei de cotas, a candidatos que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, ou em escola particular com bolsa totalmente oferecida pela própria instituição.

PRONATEC INSCRIÇÕES, CURSOS E VAGAS

PRONATEC INSCRIÇÕES, CURSOS E VAGAS

Pronatec Expectativas 2016

Para o ano de 2016, espera-se que, apenas no primeiro semestre, o Pronatec ofereça mais de 15 milhões de vagas em cursos diversos. Embora tenha havido cortes orçamentários, a presidência da república já anunciou que não haverá novos cortes no programa.

A expectativa é de que os maiores investimentos programados se tornem realidade, alimentando uma expectativa de expansão.

Recomendados para você:

(Visited 371.522 times, 367 visits today)