1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Pronatec 2015 João Pessoa PB

Pronatec 2015 João Pessoa PB

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem o objetivo formar, capacitar e qualificar jovens e adultos para o mercado de trabalho. O programa está melhorando a vida dos trabalhadores com a oferta gratuita de cursos técnicos em instituições de ensino da rede pública e privada. Em João Pessoa, na Paraíba, os cursos têm parceria com instituições renomadas de ensino técnico.

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Inscrições no Pronatec 2015 João Pessoa

Não existe um processo único de inscrição e em algumas instituições o cadastro é feito diretamente com elas ou no site do Pronatec, onde o candidato escolhe a opção da cidade de João Pessoa e depois informa a escolaridade. Assim, o estudante tem acesso às vagas abertas nas instituições que usam esse processo de inscrição. As vagas também são liberadas de acordo com a disponibilidade das entidades parceiras.

Após a confirmação da inscrição, o candidato deve comparecer a unidade escolhida com os documentos solicitados pela instituição. Entidades como o Senac, Senai e Senat disponibilizam as suas vagas pelo sistema do Pronatec João Pessoa. Já foram ofertados cursos de técnico em eletricista predial e industrial, costureiro, confeiteiro, padeiro e modelista.

Cursos pelo Pronatec João Pessoa PB 2015

Em outras instituições privadas de ensino, as inscrições acontecem pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para o cadastro, o candidato precisa ter a nota de pelo menos 450 pontos, do último Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e não pode ter tirado zero na prova de redação. A nota de corte servirá para a classificação no processo de inscrição e as inscrições pelo Sisutec devem começar somente em junho.

Pronatec (Imagem: divulgação)

Pronatec (Imagem: divulgação)

O IFPB (Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia da Paraíba) também oferece vagas pelo Pronatec 2015 e em suas unidades espalhadas pelo estado, entre os cursos ofertados há de redes de computadores, operador de áudio e de editoração eletrônica. É preciso acompanhar as datas de inscrição e os critérios no site do IFPB.

Pré-requisitos para o Pronatec João Pessoa PB 2015

Os candidatos devem ter no mínimo 16 anos, podem ser estudantes de ensino médio da rede pública ou já terem concluído, podem ser trabalhadores empregados ou não e também beneficiários do Bolsa Família,  além de estudantes do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Em João Pessoa, o Programa está funcionando pela rede pública de ensino em escolas, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, Serviços Nacionais de Aprendizagem e algumas entidades do ensino particular.

Técnico em Guia de Turismo Pronatec (Foto: Divulgação)

Técnico em Guia de Turismo Pronatec (Foto: Divulgação)

Recomendados para você:

(Visited 1.054 times, 18 visits today)