1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Programa Prouni 2016

As inscrições terão início nesta terça-feira (6) e se estenderão até as 23h59 de sexta-feira (09). O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 deste mês.

O Prouni foi criado em 2004 com o intuito de conceder bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação e sequenciais de forma específica. Os cursos são destinados para os estudantes sem algum diploma de nível superior.

A seleção do Prouni é feita pela nota do ENEM, portanto é essencial para participar do programa, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio e tirar notas muito boas.

Prouni 2016

Programa Prouni 2016 (Foto: Divulgação)

Quem pode Participar do Prouni 2016?

Os estudantes sem diploma de curso superior, que participarão do ENEM 2017 e que tirarem uma nota maior que 450 pontos e não zerarem a redação, podem ter várias opções de bolsas. Veja quais são e seus critérios:

* Bolsa 100% – para estudantes com renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;

* Bolsa 50% – para estudantes com renda mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;

Também existem mais critérios para os estudantes participar do ProUni, saiba que não é necessário ser ou preencher os 3 critérios, apenas um deles já é o suficiente. Veja quais são:

* Ter cursado o ensino médio em escola pública ou privada com bolsa integral;

* Ser pessoa com deficiência;

* Ser professor da rede pública de ensino;

Prouni 2016

Programa Prouni 2016 (Foto: Divulgação)

Inscrições do Prouni 2017

As inscrições são realizadas apenas pela internet, e não tem nenhuma taxa adicional. Ao se inscrever, o estudante pode escolher no máximo duas opções de instituições, cursos e turnos. Tudo deve ser conforme sua preferência e seu perfil socioeconômico.

As notas de corte são divulgadas a partir do segundo dia de inscrição. O estudante pode acompanhar a nota de corte e mudar todas suas escolhas até o final do período de inscrição.

No resultado, são realizadas duas chamadas. Quem for selecionado nas chamadas, tem que ir à instituição que foi aceito para confirmar todas as informações que foram fornecidas na inscrição.

Para aqueles que não foram selecionados, podem manifestar interesse em participar da Lista de Espera, quem participar dessa lista, tem que ir à instituição e levar os documentos que provam todas as informações fornecidas na inscrição.

Prouni 2016

Programa Prouni 2016 (Foto: Divulgação)

Para Participar da Lista de Espera do Prouni

* O candidato não ser selecionado nas duas primeiras chamadas;

* O candidato ser selecionado em sua segunda opção de curso, mas reprovado pela formação de turma;

Para participar da Lista de Espera pela sua segunda opção de curso, tem os seguintes critérios:

* O candidato não ser selecionado nas duas primeiras chamadas e não existir bolsas disponíveis na sua primeira opção de curso;

* O candidato não ser selecionado nas duas primeiras chamadas e que não exista formação de turma na sua primeira opção de curso;

* O candidato ser selecionado em sua primeira opção de curso, mas ser reprovado por formação de turma.

Fique atento para o ano que vem e se inscreva.

Recomendados para você:

(Visited 3.192 times, 17 visits today)