1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (33.572 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Programa Jovem Aprendiz 2017. Vagas, Cursos e Inscrições

Conhecendo o Programa Jovem Aprendiz. Com as exigências do mercado Nacional e os requisitos solicitados pelas Empresas, cada vez mais cedo os jovens recém- formados precisam estar inseridos no mercado de forma qualificada e preparada.

Pra isso foi criado o programa Jovem Aprendiz (graças à iniciativa do Governo Federal), no qual jovens são inseridos em empresas que aderem a ideia de contratar estudantes (caso seja feita de forma direta pelo contratante, o candidato precisa ter idade de 14 à 24 anos e tem que estar matriculado e frequentando o Ensino Fundamental ou alguma Escola Técnica) para aprenderem desde o inicio às funções do local.

Programa jovem aprendiz 2015 (Foto: Divulgação)

Programa jovem aprendiz 2017 (Foto: Divulgação)

É necessário que os jovens permaneçam um tempo no local de trabalho e também nos cursos de capacitação. Com isso o jovem terá o direito de receber o salário mínimo por hora.

O programa Jovem Aprendiz garante até mesmo para os jovens que trabalharem turno reduzido de 6 horas, todo e qualquer beneficio trabalhistas e benefícios previdenciários através do contrato de aprendizado.

Quem e como pode participar do Programa jovem aprendiz 2017

Se você tem entre 14 e 24 anos, está matriculado no ensino fundamental ou técnico, pode participar do programa Jovem Aprendiz. Pesquise as Empresas de sua região e veja se elas disponibilizam vagas para jovens aprendizes.

Não são todas as Empresas que estão cadastradas no programa do Governo Federal. Caso alguma Empresa se interesse em participar ou obter alguma informação do programa, é muito simples: Basta entrar em contato com o Ministério do Trabalho e Emprego através do site http://portal.mte.gov.br/portal-mte/.

Programa jovem aprendiz 2015 (Foto: Divulgação)

Programa jovem aprendiz 2017 (Foto: Divulgação)

Lembrando que as Empresas que aderirem ao programa deverão destinar as vagas de jovem aprendiz de 5% à 15% do total de vagas da Empresa. O interessante do programa é que a Empresa tem a oportunidade de ‘’modelar’’ o profissional conforme a necessidade da mesma.

Muitas são as Empresas que tem como política de contratação pessoas que não tenham nenhuma experiência profissional (isso ocorre pois algumas Empresas entendem que profissionais que tem experiência podem vir com certas ‘’manias’’ de serviços anteriores.

Vagas e cursos e inscrições no Programa Jovem Aprendiz 2017

São inúmeras as Empresas que são parceiras do Programa Jovem Aprendiz que dispõe de vagas no programa, sendo elas:

-Nestlé (as vagas estão sempre aparecendo. Para saber mais, entre em contato através do site https://www.nestle.com.br/site/home.aspx )

-Espro ( Organização sem fins lucrativos que atua na capacitação de jovens para que sejam inseridos no mercado de trabalho. Além de capacitar e auxiliar o estudante, também o encaminha para as Empresas que fazem parte do programa, ou seja, emprego garantido. Para maiores informações, visite o site http://www.espro.org.br/aprendiz/vagas.

programa-jovem-aprendiz

Programa Jovem Aprendiz. Imagem:divulgação

-Eletrobras Eletronorte ( quase que semanalmente abrem vagas para Jovem aprendiz).

São 69 vagas para os cursos de Técnico de Multimídia, Técnico em Segurança do Trabalho, Eletricista de manutenção Eletroeletrônica, etc. Para maiores informações, entre em contato no site http://www.eln.gov.br/

As inscrição jovem aprendiz são sempre feitas nas paginas das Empresas ou em organizações que capacitam o estudante como a Espro.

Empresas participantes do Jovem Aprendiz

Para que possa ser realizado o Jovem Aprendiz firmou parcerias com diversas empresas e instituições brasileiras. Empresas essas responsáveis por abrir vagas todos os anos na categoria de Jovem Aprendiz e contratar novos candidatos para serem beneficiados; já as instituições ficam responsáveis por efetuar as matrículas e ministrar o curso profissionalizante.

Empresas de médio e grande porte são as principais realizadoras do Jovem Aprendiz; você pode conseguir uma vaga em bancos como Itaú, Caixa, Bradesco, Santander, ou em empresas como Lojas Americanas, Correios, Renner, Marisa, Pompeia, entre outras.

Cursos Profissionalizantes do Jovem Aprendiz

Como você viu, todo jovem aprendiz passa por conhecimentos práticos e teóricos. O curso profissionalizante é gratuito e deve sempre ser realizado em uma instituição de ensino parceira da empresa na qual o jovem foi contratado. Em alguns casos é possível primeiro se matricular para um curso e, a partir daí, a própria instituição de ensino encaminha os jovens para a vaga de emprego.

São cursos profissionalizantes variados, dos mais diferentes setores, para que o jovem possa estudar de acordo com a profissão que está exercendo na empresa. Institutos federais e públicos são os que mais realizam esse tipo de curso, acompanhados das escolas do Sistema S (SENAI, SENAC, SENAT, entre outros).

Requisitos para participar do Jovem Aprendiz

A grande maioria dos jovens se perguntam o que é preciso fazer para conseguir uma vaga. Acontece que isso depende de cada empresa, da quantidade de vagas, dos critérios que eles usam na hora da seleção – e nem todos são divulgados abertamente. O que você pode fazer para ficar mais perto da vaga é atender a TODOS os requisitos impostos pela empresa.

Geralmente tendem a ser os mesmos requisitos, já que as empresas seguem a Lei do Jovem Aprendiz. É preciso, por exemplo, ter entre 14 e 24 anos (no entanto, algumas empresas exigem idade a partir de 16 e máxima de 21); já ter concluído o ensino médio ou ainda estar cursando em escola pública; ser preferencialmente de baixa renda e morar perto de uma unidade da empresa.

Jovem Aprendiz SP

Jovem Aprendiz SP

Vagas do Jovem Aprendiz 2017

Poucas empresas divulgam a quantidade de vagas que estarão disponíveis. Entre essas destacamos os Correios, que todos os anos lançam um edital novo contendo todas as cidades brasileiras com vagas e a quantidade que está disponível em cada uma delas. No entanto, tende a ser de 2 a 5 jovens aprendizes contratados. Em bancos como a Caixa, por exemplo, eles contratam no máximo 2 por ano.

(Visited 314.868 times, 7.882 visits today)