1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

O que Fazer com a Nota do ENEM

O ENEM é uma prova elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) que visa medir o quão preparado para entrar em uma universidade está o estudante que sai do ensino médio.

O exame conta com quatro provas (Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia; Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação; Matemática e suas Tecnologias: Matemática (geometria e álgebra) de 45 questões de múltipla escolha para cada prova, mais a redação.

O que fazer com a nota do enem? (Imagem: Divulgação)

O que fazer com a nota do enem? (Imagem: Divulgação)

A redação mostra se o candidato tem domínio da escrita, se sabe interpretar e organizar as informações com argumentos para defender seu ponto de vista e se consegue apresentar uma solução ao problema abordado no tema.

As provas e redação possuem pontuações diferentes e o aluno que zerar alguma delas está desclassificado automaticamente, independente de ter gabaritado o restante. Quanto maior for a pontuação, maior as chances de garantir uma vaga nas melhores universidades e nos cursos mais concorridos.

O que Fazer com a Nota do ENEM?

Hoje em dia o ENEM tem papel fundamental na vida dos estudantes. Se antes era visto apenas como um complemento para os jovens poderem entrar para uma universidade, hoje é a principal porta de entrada para o curso superior.

Muitas universidades, tanto privadas quanto públicas já utilizam a nota do ENEM como critério de seleção para seus cursos, inclusive os mais concorridos, como Medicina, Engenharia e Direito.

A nota do ENEM te dá o direito a entrar em universidades públicas (estaduais ou federais), conseguir bolsa de estudos em universidades privadas ou financiamento estudantil a juros baixos, entrar direto em universidades privadas, ganhar pontos extras no vestibular tradicional e obter certificado de conclusão do ensino médio.

Nesse último caso é preciso tomar alguns cuidados antes, como: ter idade mínima de 18 anos; marcar essa opção na inscrição; obter no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e no mínimo 500 pontos na redação.

O que fazer com a nota do enem? (Imagem: Divulgação)

O que fazer com a nota do enem? (Imagem: Divulgação)

O que Fazer com a Nota do ENEM 2016?

Com as notas do ENEM 2016 em mãos é possível se inscrever para os processos seletivos que surgem em 2017. Você pode tentar ingresso direto em universidades particulares, financiamento estudantil, SISU e ProUni.

Como Saber quais Cursos posso Fazer com Minha Nota do ENEM?

Alguns sites criaram ferramentas para que você possa simular, baseado na sua nota do ENEM, quais universidades ou cursos você conseguiria cursar.Se estiver postulando por uma bolsa o simulador irá mostrar se você tem chance de conquistar uma bolsa de estudos com sua nota.

Pontuação dos Cursos ENEM:

Quanto mais concorrido o curso, mais alta é a pontuação que você precisa atingir para cursá-lo. Todos os anos os números mudam e só é possível saber com exatidão depois de analisadas todas as provas, mas se você quiser ter uma noção, seguem os números do último ENEM:

Para Medicina, Direito e Engenharia a nota de corte ficou em 750 pontos ou mais; para Administração, Ciências Contábeis, Economia, Arquitetura e Urbanismo, Comunicação Social, Enfermagem, Odontologia e Psicologia a nota de corte ficou entre 650 e 750 pontos; para Letras, Matemática, Ciências Biológicas, Pedagogia, Gestão em Recursos Humanos, Serviço Social, Agronomia, Educação Física, Marketing, Nutrição e Turismo a nota de corte ficou entre 500 e 650 pontos.

Como usar a Nota do ENEM para Entrar na Faculdade Federal?

Fazendo a prova nesse ano, não zerando a redação e alcançando uma pontuação mínima de 450 pontos você poderá participar do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) em 2018. E através dele, disputar vagas em mais de 130 universidades públicas em todo o país para o curso que você desejar.

O que fazer com a nota do enem? (Imagem: Divulgação)

O que fazer com a nota do enem? (Imagem: Divulgação)

A primeira edição do Sisu 2018 geralmente abre as inscrições na segunda quinzena de janeiro, logo depois de divulgadas as notas do ENEM. Claro que quanto maior for a sua pontuação, maior será a chance de você conquistar a tão sonhada vaga no curso que deseja.

500 Pontos no ENEM dá pra Fazer o que?

A pontuação mínima para concorrer a alguma vaga é de 450 pontos e não zerar a redação. 500 pontos é um número considerado baixo e as chances de entrar em alguma universidade com essa pontuação é mínima, mas a possibilidade existe para cursos pouco concorridos como Letras, Pedagogia e Enfermagem.

(Visited 150 times, 21 visits today)