1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Nova oportunidade: Inscrições em 600 vagas para Bolsa do Pronatec são prorrogadas

O Pronatec é um programa do governo federal voltado para a oferta de vagas gratuitas em cursos técnicos e de formação inicial e continuada, tanto para jovens que ainda estão no ensino médio quanto para aqueles que já concluíram, estão no mercado de trabalho e desejam se qualificar.

Uma das modalidades do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – é a Bolsa Formação. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia prorrogou as inscrições para a Bolsa Formação, permitindo que professores e capacitadores da rede estadual possam participar por mais tempo. Veja a seguir todos os detalhes.

Pronatec

Pronatec

Bolsa Formação do Pronatec

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia aumentou o prazo de participação no processo seletivo da Bolsa Formação do Pronatec. Agora os interessados podem se inscrever entre 27 de junho e 3 de julho. Quem for selecionado trabalhará nos mais de 120 cursos técnicos de nível médio e de qualificação na formação inicial e continuada.

Professores e capacitadores da rede estadual que preencherem os requisitos estão aptos a participar e não devem deixar essa oportunidade passar.

Vagas da Bolsa Formação Pronatec

O processo seletivo está disponibilizando 600 vagas espalhadas pelos Centros de Educação Profissional e também nas unidades escolares da rede estadual, para formação de cadastro de reserva. No entanto, só poderão fazer o cadastro de reserva os professores efetivos do magistério público estadual que sejam contratados sob o REDA.

Além disso, o cadastro de reserva também poderá ser feito pelos ocupantes efetivos de cargos técnicos das Secretarias do Governo ou de outros órgãos públicos.

Inscrições da Bolsa Formação do Pronatec

Os interessados em participar precisam imprimir o formulário e preenche-lo corretamente. Em seguida, o formulário deve ser enviado, via Sedex, para a Secretaria da Educação do Estado, localizada na 5ª Avenida, 550 no Centro Administrativo da Bahia. Os candidatos serão selecionados por uma comissão resignada pela portaria, que será formada por servidores da Superintendência da Educação Profissional e Tecnológica.

Aqueles que forem selecionados terão que cumprir uma carga horária de 200 horas/aula por curso, já incluso a carga horária de estágio, sendo que em cada curso há até 10 disciplinas. A carga horária semanal que deve ser preenchida é de 16 horas.

Disciplinas da Bolsa Formação do Pronatec

Ao todo são 126 cursos que serão beneficiados com os novos profissionais. De todos esses, apenas três são comuns a todos, sendo eles: Mundo do Trabalho, Projeto de Vida e Empreendedorismo. Há outros cursos que serão oferecidos pela primeira vez, como é o caso de Tratorista Agrícola e Georeferenciamento.

Pronatec

Pronatec

Os interessados ainda poderão escolher entre outros cursos, como Pescador Profissional, Maquiador Cênico, Músico de Orquestra, Apicultura, Língua Brasileira de

Sinais, entre outros. A oferta de cursos de vários segmentos está sendo possível porque a Secretaria da Educação do Estado fechou parceria com várias empresas, como o SEBRAE, Secretaria de Turismo, Bahia Pesca e com a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Voluntárias Sociais da Bahia.

 

Recomendados para você:

(Visited 137 times, 1 visits today)