1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (6.534 votos, média: 0,00 de 5)
Loading...

MedioTec Inscrições 2017

O Mediotec funciona como uma nova estratégia do Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. A ação é recente e faz parte do pacote de mudanças do ensino médio, proposto pelo Governo Federal. A intenção é que os estudantes de escola pública terminem o ensino médio já com um curso técnico. Assim, esses jovens se tornam mão de obra para suprir a demanda de empresas e indústrias.

Inscrições para o MedioTec

Ainda não há previsão para as inscrições para o MedioTec, pois o governo não definiu como o programa irá funcionar nas escolas, pois o objetivo é dar um formação técnica junto à educação básica de ensino médio em tempo integral.

O problema é que muito escolas funcionam em três turnos e não há salas disponíveis para alocar os cursos técnicos e nem laboratórios prontos em todas as escolas de nível médio.

MedioTec Inscrições 2017

MedioTec Inscrições 2017

Segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, o MedioTec pretende ofertar 82 mil vagas em cursos de 800 horas. A previsão é investir R$700 milhões com a parceria das secretarias de educação e de fundações que oferecerão os cursos técnicos para os estudantes das escolas públicas.

Como funciona o MedioTec

O programa será realizado por meio da parceria de instituições públicas e privadas de ensino médio, já que as escolas não possuem condição de ofertar esses cursos. As vagas serão ofertadas de acordo com as demandas das empresas locais, para que o aluno comece a trabalhar assim que terminar o ensino médio.

O MedioTec deve funcionar a longo prazo com um investimento de R$ 1,5 bilhão em dois anos, para a entrada de 500 mil estudantes no ensino médio e técnico. O período das inscrições ainda será divulgado, mas quando o aluno terminar o MedioTec ele terá o certificado do Ensino Médio e Ensino Técnico.

Cursos do MedioTec

Os cursos que serão ofertados ainda não foram divulgados pelo programa. O que se sabe é que os alunos devem estar matriculados no ensino médio e que durante um período cursarão as disciplinas obrigatórias e as optativas de sua escolha. Isso também está inclusa na mudança do Ensino Médio, proposta pelo atual Governo Federal.

 

MedioTec Inscrições 2017

MedioTec Inscrições 2017

Sobre a seleção para os cursos do MEdioTEC, os critérios serão definidos pelas secretarias estaduais de educação de acordo com as demandas das empresas da região. O objetivo também é fechar parcerias para que as instituições de ensino privadas formem os estudantes no Ensino Técnico que devem ser absorvidos pelas indústrias, começando ainda durante o curso técnico na forma de estagiários e aprendizes.

Como se inscrever no Mediotec

Para se inscrever no Mediotec os estudantes interessados precisam acompanhar a oferta de vagas em sua cidade. Primeiramente o programa está chegando nas áreas mais afetadas pela carência escolar; em breve o programa chegará a todas as regiões brasileiras. Em cada cidade ou estado há processos seletivos específicos para a oferta das vagas nos cursos técnicos.

A inscrição ocorre pela internet, em um site específico onde os candidatos preenchem seus dados em um formulário.

O que é Mediotec

O Mediotec é o novo programa do governo federal voltado para melhorar o ensino médio. Através do Mediotec são ofertadas oportunidades gratuitas em cursos técnicos dos mais variados segmentos, para que estudantes do ensino médio terminem os estudos qualificados para o mercado de trabalho.

Sendo assim, os cursos são realizados de forma integrada ao ensino médio; se o jovem estuda na parte da manhã, realizará o curso na parte da tarde e vice-versa. Podem participar somente jovens que estejam nos últimos anos do ensino médio e que, de preferência, sejam de baixa renda.

Mediotec MEC inscrição

Até então o MEC já disponibilizou algumas inscrições em estados brasileiros, por meio de Secretarias da Educação e outros órgãos. Todos os candidatos que desejam ganhar uma das vagas remanescentes têm até o dia 31 de julho para se inscreverem no site indicado para seu estado. Ao todo são mais de 100 mil vagas para 131 cursos técnicos gratuitos. Na página do programa (http://portal.mec.gov.br/mediotec), o jovem consegue verificar a quantia de vagas por cada estado e acessar o site onde é possível se inscrever.

Mediotec cursos

O Mediotec está oferecendo vagas em cursos dos mais variados segmentos, de acordo com a necessidade de mão de obra de cada região. Dessa forma, assim que se formarem, os estudantes têm maiores oportunidades de conseguir um bom emprego.

Alguns dos cursos ofertados pelo Mediotec: Técnico em Informática, Técnico em Logística, Técnico em Redes de Computadores, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Administração, Técnico em Edificações, Técnico em Eletrotécnica, Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Saúde Bucal, entre outros.

Mediotec 2017 edital

Acessando o site do programa que informamos anteriormente e acessar a parte de “Mediotec nos Estados”, é possível conferir o edital de cada estado com a quantia de vagas para cada curso. Assim você deve encontrar o edital referente a seu estado para poder conferir as vagas destinadas para escolas técnicas e privadas.

Edital Mediotec

Ainda no site, você pode acessar a aba de “Editais”. Nele você encontra o edital 01/2017 com a apresentação de propostas para a oferta de vagas gratuitas nos cursos técnicos na modalidade Concomitante. Você pode ler o edital por completo, onde tem acesso a todas as regras, requisitos, cidades participantes, meios de se inscrever e muito mais.

Mediotec

Mediotec

Inscrições Mediotec

As inscrições para o Mediotec oferecem diretamente no site de Educação de cada estado, através do preenchimento de um formulário com todas as informações do participante. É preciso selecionar a cidade e um dos cursos que estão disponíveis na mesma.

Resultado mediotec 2017

O resultado do Mediotec deve ser liberado em breve nos respectivos sites de cada estado, além da notícia também ser divulgada no portal do programa.

(Visited 1.580 times, 62 visits today)