1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

MEC muda regras e pronatec passa a oferecer bolsas para cursos à distância

MEC muda regras e pronatec passa a oferecer bolsas para cursos à distância

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é hoje em dia o programa educacional mais importante para os jovens que desejam se qualificar profissionalmente para garantir um lugar no mercado de trabalho. As inscrições para 2016 ainda não começaram, mas novas regras já começaram a surgir e uma delas é a respeito das bolsas para os cursos à distância, confira tudo sobre o Pronatec 2016 e suas novas regras.

Pronatec – Novas regras

O MEC (Ministério da Educação) divulgou uma nova alteração nas regras do Pronatec. A novidade é que o Pronatec vai começar a oferecer bolsas de estudo para os cursos na categoria EAD (Ensino à Distância). Ainda não foram divulgadas todas as orientações para esse tipo de bolsa, mas o fato é que ela vai acontecer mesmo.

Pronatec Novas Regras (Imagem: Divulgação)

Pronatec Novas Regras (Imagem: Divulgação)

Além disso, uma outra regra também sofreu alteração e as instituições só irão receber o repasse integral da carga horária se pelo menos 85% dos alunos concluírem os cursos. As instituições que não conseguirem cumprir essa meta deverão devolver o dinheiro através de vagas ou horas-aula. Tanto aluno quanto instituição deverão confirmar a presença do estudante em uma plataforma online.

As novas regras só vão começar a valer a partir de 1º de janeiro de 2016. Então se você pretende se inscrever para o Pronatec 2016 não deixe de conferir todas as novidades sobre as regras e principalmente sobre as bolsas para os cursos à distância.

Sobre o Pronatec

As expectativas para o Pronatec 2016 são excelentes, é bem provável que o número de inscritos chegue aos 8 milhões, isso porque o Governo pretende investir cerca de R$14 bilhões para os cursos do Pronatec. Hoje em dia quem tem um bom curso de qualificação profissional consegue sair bem na frente na hora de conseguir um bom emprego.

Os cursos do pronatec são ministrados nas instituições parceiras do Pronatec. São escolas técnicas, instituições privadas, instituições públicas e instituições do Sistema S como Senai, Senac e etc.

Pronatec 2016 (Imagem: Divulgação)

Pronatec 2016 (Imagem: Divulgação)

Ainda não foram divulgadas as datas de inscrições para o Pronatec 2016. Algumas instituições fazem vários processos seletivos ao longo do ano. Para se inscrever é só acessar o portal oficial do Pronatec e encontrar o curso desejado. É possível também se inscrever no site das instituições parceiras do Pronatec. O programa dá prioridade aos jovens estudantes de escolas públicas ou de escola particular na condição de bolsista integral. Beneficiários de programas como o Bolsa Família também tem prioridade na hora da seleção.

(Visited 12.492 times, 3 visits today)