1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

lguns requisitos são necessários para quem deseja se tornar um Aprendiz

O primeiro emprego é algo que pode assustar muitos jovens brasileiros. Conseguir uma boa vaga, com salário compatível, bons benefícios e oportunidades para conseguir experiencia em alguma área de atuação profissional, como o ramo administrativo ou da informática, por exemplo, é uma tarefa complicada para aqueles que possuem entre 14 e 24 anos, e nunca trabalharam, ou ainda que possuem apenas uma pequena experiencia trabalhista.

O primeiro emprego é algo que pode assustar muitos jovens brasileiros. (Imagem: Divulgação)

O primeiro emprego é algo que pode assustar muitos jovens brasileiros. (Imagem: Divulgação)

E os programas de Aprendiz, presentes em muitas empresas pelo país, podem ser uma alternativa para estes jovens e adolescentes que pretendem iniciar sua carreira profissional. É a chance perfeita para adentrar no mercado de trabalho com boas recomendações e experiência.

O Que é um Jovem Aprendiz?

Chamado tanto de Jovem Aprendiz quanto Menor Aprendiz, o programa pode confundir quem não conhece muito sobre o mesmo. Mas mesmo que as duas formas de chamar o programa Aprendiz estejam corretas, é importante lembrar que, segundo a Lei do Aprendiz -10.097/2000, os jovens de 14 a 24 anos incompletos, que estejam cursando o ensino fundamental ou o ensino médio podem ser contratados como aprendiz. Logo, não existe diferença entre menor aprendiz e jovem aprendiz e o termo correto a ser usado é somente Aprendiz.

Como Funciona o Jovem Aprendiz

Alguns requisitos são necessários para quem deseja se tornar um Aprendiz, como ter idade entre 14 e 24 anos, estar estudando ou já ter concluído o ensino médio e manter frequência e boas notas na escola.

Mas existem diferenças para os Aprendizes menores e maiores de idade. Para quem tem entre 14 e 17 anos, é necessário que não tenha nenhuma experiencia trabalhista anterior. Nesse caso, o termo Menor Aprendiz se aplica, pois, o aprendiz em questão ainda não terá atingido a maioridade legal de 18 anos, e não poderá trabalhar no período noturno. O menor aprendiz também não poderá trabalhar em lugares considerados imorais, como bares e casas noturnas, além de não poder trabalhar mais do que seis horas diárias.

Alguns requisitos são necessários para quem deseja se tornar um Aprendiz. (Imagem: Divulgação)

Alguns requisitos são necessários para quem deseja se tornar um Aprendiz. (Imagem: Divulgação)

O menor aprendiz também terá que realizar um curso técnico pago pela empresa na área em que está atuando.

No caso de quem possui maioridade legal, ou seja, aprendizes entre 18 e 24 anos, pode haver experiencia trabalhista prévia, e o jovem trabalhará oito horas por dia, podendo cumprir quatro delas em horário noturno.

Em ambos os casos, estudantes de escolas públicas tem a preferência, já que um dos objetivos do programa é inclusão social. Para deficientes físicos, não existe limite de idade ao participar do programa.

Obrigações das Empresas – Jovem Aprendiz

A empresa é obrigada a pagar Vale Transporte para o aprendiz, mas vale refeição não é obrigatório. O contrato máximo do aprendiz não pode ser maior do que dois anos de trabalho, e o trabalhador tem direito a carteira assinada, FGTS, 13º salário e férias.

Salário Jovem Aprendiz

O salário mensal do Jovem Aprendiz equivale ao Salário-hora (que em 2017 é de R$ 4,26) multiplicado pelas horas trabalhadas durante a semana, que por sua vez são multiplicadas pelos dias de trabalho, e por fim pelas semanas do mês.

O menor aprendiz também terá que realizar um curso técnico pago pela empresa na área em que está atuando. (Imagem: Divulgação)

O menor aprendiz também terá que realizar um curso técnico pago pela empresa na área em que está atuando. (Imagem: Divulgação)

Um dos motivos para que os aprendizes tenham boas chances é porque as empresas são obrigadas a reservar uma cota para aprendizes, variando em cada uma.

Para participar, basta comparecer até a unidade do CIEE, SENAC ou SENAI mais próxima de você e realizar a inscrição, que é gratuita.

(Visited 123 times, 10 visits today)