Jovem Aprendiz Inscrição

Muitas vezes, conseguir o primeiro emprego não é fácil, principalmente para os jovens que ainda não concluíram o ensino médio. No entanto, iniciativas como o Pronatec Jovem Aprendiz facilitam a inserção de jovens, a partir de 15 anos, no mercado de trabalho.

Implantado em 2010, o programa Jovem Aprendiz tem como objetivo desenvolver jovens por meio da educação técnico-profissional, do estímulo à prática da cidadania e de valores éticos, contribuindo com a preparação para o mundo do trabalho.

De acordo com as regras, qualquer empresa que tenha a partir de um funcionário pode contratar o jovem aprendiz.

jovem aprendiz

ovem Aprendiz. Imagem: Divulgação

Como se Inscrever no Pronatec Jovem Aprendiz

As inscrições para o Jovem Aprendiz podem ocorrer em qualquer período do ano. Normalmente as inscrições são feitas pela internet no site oficial das empresas. As datas são divulgadas pelas próprias empresas que fazem a contratação.

Geralmente nas pequenas e micro empresas, as inscrições podem ser feitas pessoalmente. Para isso, são necessários os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Foto 3×4
  • Comprovante de renda familiar
  • Histórico Escolar
  • Comprovante de residência

Podem se inscrever para participar do Jovem Aprendiz, jovens de 14 a 24 anos, desde que estejam matriculados e que frequentem o Ensino Fundamental ou Escola Técnica.

Jornada de Trabalho do Jovem Aprendiz

A jornada de trabalho do Jovem Aprendiz legalmente permitida é de seis horas diárias para quem ainda não concluiu o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas e oito horas diária quem já concluiu o ensino fundamental, computadas as horas destinadas às atividades teóricas e práticas, não sendo permitida uma jornada diária de oito horas somente com atividades práticas.

Empresas que contratam Jovem Aprendiz

Como toda empresa, com mais de um funcionário, deve contratar um jovem aprendiz, os estudantes têm muitas chances de conseguir uma vaga de trabalho em qualquer área. Grandes empresas como Itaú, Correios, Petrobrás também contratam estudantes por meio do programa Jovem Aprendiz.

jovem aprendiz

Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

Sobre o Pronatec Jovem Aprendiz

O estágio do Jovem Aprendiz deve ser acompanho por uma instituição certificada. Os jovens podem trabalhar até dois anos na mesma empresa.

O jovem deve permanecer um tempo no local de trabalho e nos cursos de capacitação. Dessa forma, eles têm o direito de receber uma remuneração referente a um salário mínimo.

O programa também exige jornada máxima de seis horas. Além de garantir ao jovem todos os direitos trabalhistas, inclusive, benefícios previdenciários.

 

Recomendados para você:

(Visited 1.281 times, 146 visits today)