1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Jovem Aprendiz como Funciona

O Programa Jovem Aprendiz coloca no mercado de trabalho novos estudantes, garantindo dessa maneira mão de obra as empresas, e ao mesmo tempo, os direitos das pessoas e ajudando essas pessoas a ter acesso ao conhecimento de modo teórico e prático.

Programa Jovem Aprendiz aumenta as Chances de Efetivação

O programa Jovem Aprendiz ajuda a pessoa a ter acesso ao mercado de trabalho com uma moldura que a empresa dá por meio de cursos e orientação no dia a dia através da prática diária do programa.

Atualmente no Brasil mais de 347 mil aprendizes já foram submetidos a esse tipo de programa, sendo que mais de 198 mil já foram contratados por suas empresas após o contrato como jovem aprendiz.

jovem aprendiz

Jovem Aprendiz. imagem:Divulgação

Quem pode contratar um Jovem Aprendiz?

Pode fazer a contratação de um jovem aprendiz qualquer empresa, sendo ela pública ou privada. O programa de Jovem Aprendiz deve contemplar pessoas com idade entre 14 e 25 anos, com Ensino Médio completo ou cursando, que tenha ou não experiência profissional anterior comprovada em carteira.

Remuneração de um Programa Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz pode contemplar as pessoas contratadas com um salário, que geralmente varia entre meio salário mínimo a até dois salários mínimos. É claro que o valor pago pode ser bem maior ou bem menor que essa estimativa e tudo isso depende muito da empresa que oferta a vaga.

Benefícios do Programa Jovem Aprendiz

O programa jovem aprendiz geralmente oferta vale-transporte, vale-refeição ou alimentação no local de trabalho, entre outros. Dependendo da empresa o jovem aprendiz tem desconto na aquisição de produtos e serviços, além de uma ajuda extra de custo.

Cursos Profissionalizantes Jovem Aprendiz

O programa de jovem aprendiz coloca o jovem em contato com cursos aonde ele aprende mais sobre o segmento de atuação escolhido. Esse curso pode ser dado em escolas como o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) ou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Fora tudo isso, a empresa pode ofertar palestras e cursos internos, com treinamentos para esses jovens. E no horário oposto ao que o jovem esta na aula ou em cursos profissionalizantes ele vai ter a vivência na prática em setores da empresa aonde ele vai ter uma atuação significativa, aprendendo muito mais na prática.

Para a empresa, moldar uma pessoa para trabalhar com ela ajuda a ter um profissional sem vícios. Além disso, os jovens tem muita vontade de aprender e acabam trazendo boas ideias para as empresas.

Confira a seguir alguns programas de jovens aprendizes bem populares no Brasil:

– Jovem Aprendiz Senai

http://www.sp.senai.br

– Jovem Aprendiz Senac

http://www.sp.senac.br/jsp/default.jsp?newsID=0

– Jovem Aprendiz Correios

http://www.correios.com.br

– Jovem Aprendiz Lignt

http://www.light.com.br

– Jovem Aprendiz EATON

http://www.eaton.com.br/EatonBR/OurCompany/WorkatEaton/index.htm

– Jovem Aprendiz CPF

http://www.cpfl.com.br/unidades-de-negocios/solucoes-para-empresas/cpfl-atende/trabalhe-conosco/Paginas/default.aspx

– Jovem Aprendiz Sanasa

http://www.sanasa.com.br/

– Jovem Aprendiz AMBEV

http://www.ambev.com.br/queroserambev

– Jovem Aprendiz Ciee

http://www.ciee.org.br

– Jovem Aprendiz Medley

http://www.medley.com.br/portal/src/rh_reconhecimentos.asp

– Jovem Aprendiz Lojas Americanas

http://www.americanas.com.br

– Jovem Aprendiz Globo

http://talentostvglobo.com.br/jovem-aprendiz

jovem aprendiz

Jovem Aprendiz. Imagem:Divulgação

– Jovem Aprendiz Itaú

https://www.itau.com.br/carreira/diversidade/aprendiz

– Jovem Aprendiz Bradesco

http://banco.bradesco/html/empresas/sobre/trabalhe-conosco

– Jovem Aprendiz Santander

https://www.santander.com.br/br/o-santander/santander-e-voce/trabalhe-conosco

– Jovem Aprendiz Banco do Brasil

http://www.bb.com.br/portalbb/page3,8305,8390,0,0,1,6.bb

– Jovem Aprendiz Caixa

http://www.caixa.gov.br/sobre-a-caixa/trabalhe-na-caixa/Paginas/default.aspx

Como Funciona o Jovem Aprendiz 2017

O programa jovem aprendiz pode ser uma grande oportunidade para os candidatos que ainda não estão inseridos no mercado de trabalho. O programa jovem aprendiz só funciona a partir da parceria entre instituições de qualificação profissional e as empresas.

Os participantes passam por duas etapas durante o programa jovem aprendiz. Na primeira etapa, o aprendiz precisa realizar um curso profissionalizante que é totalmente gratuito para os participantes do programa. Normalmente, existem algumas opções de cursos que o candidato pode escolher, cada curso é de uma área especifica.

Depois desse curso, chega a segunda etapa do programa, que é colocar em prática o que aprendeu no curso. Em outras palavras, o jovem já está apto para ser encaminhado para a empresa onde vai trabalhar. Lembrando que o departamento onde o jovem vai trabalhar deve ser da mesma área do curso realizado.

Menor Aprendiz Como Contratar

As empresas que ainda não aderiram ao programa jovem aprendiz, mas tem interesse em participar tem duas opções de contratar os aprendizes. O primeiro passo para as empresas que querem participar do programa é descobrir quais instituições de educação profissional estão oferecendo parceria para novas empresas.

Nessa etapa existem duas opções de seleção. Existem entidades parceiras que selecionam os candidatos, eles iniciam o curso e depois são encaminhados para a empresa. Mas também existem instituições que realizam esse processo ao contrário.

Nesse caso, a empresa seleciona os candidatos e os encaminha para a instituição de ensino com uma carta de recomendação. Estão entre as principais instituições de ensino parceiras do programa o Senai e Senac e talvez essa seja uma boa opção por onde começar a procurar.

Jovem Aprendiz Como se Inscrever

Os candidatos interessados em participar do programa podem realizar a sua inscrição de duas formas. A primeira opção é entrar em contato com o agente de integração da sua cidade para verificar quais empresas estão com vagas abertas.

Para aqueles que não sabem, um agente de integração funciona como uma agência de empregos, porém as vagas oferecidas são para estágios e para o programa jovem aprendiz.

Outra opção é procurar pelas instituições de ensino parceiras do programa e verificar se estão com vagas abertas. Nesse caso, o candidato inicia o curso diretamente pela entidade e depois é encaminhado para trabalhar na área em que realizou o curso.

Como Funciona o Programa Jovem Aprendiz do Governo

O programa jovem aprendiz é uma iniciativa do Governo Federal. O programa é uma necessidade do público mais jovem que nunca teve nenhuma experiência com o mercado de trabalho. É muito comum, no caso desses jovens, após a formatura do ensino regular saírem para procurar emprego e perderam a disputa de vagas para pessoas que já estão há anos no mercado de trabalho.

Por isso, o programa jovem aprendiz não apenas qualifica os jovens com cursos profissionalizantes como também faz com que os jovens adquiram experiência.

Jovem Aprendiz Como Participar

Para participar do programa jovem aprendiz é necessário que o candidato preencha alguns pré-requisitos. É necessário que o aprendiz tenha de 14 à 21 anos, estar matriculado no ensino fundamental ou médio e frequentar regularmente as aulas.

Os requisitos podem variar, sendo alguns acrescentados ou outros excluídos. Isso vai depender da empresa que o aprendiz vai trabalhar.

Como Funciona o Menor Aprendiz do Senac

Como explicamos anteriormente, o programa menor aprendiz possui duas etapas: teoria e prática. O Senac é uma das principais, instituições de qualificação profissional, parceiras do programa.

Desta forma, a função do Senac no programa é de qualificar o menor aprendiz oferecendo cursos gratuitos para o participante. Depois de concluído o curso, a instituição encaminha o aprendiz para a empresa para colocar o que aprendeu no curso em prática.

 

(Visited 13.506 times, 2.186 visits today)