1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Inscrições Sisutec 2018 Teresina, PI

O cidadão Piauiense, mais especificamente de Teresina, tem a oportunidade de se qualificar profissionalmente assim facilitando sua entrada ou reingresso no mercado de trabalho. Através do sistema unificado acessando vagas disponibilizadas pelas  instituições ofertantes dos cursos do PRONATEC, como os institutos federais, instituições públicas de ensino superior e as escolas SENAC e SENAI.

Sendo obrigatório para concorrer a estas vagas preencher alguns requisitos básicos. São anualmente ofertadas centenas de vagas para que o cidadão que não tem a possibilidade de pagar consiga se profissionalizar.

O candidato para se inscrever no processo seletivo tem que ter participado da última edição do ENEM. Você morador de Teresina que deseja se inscrever neste início de ano, deverá ter realizado a prova do ENEM de 2017.

Neste processo ainda tem um pré-requisito que é ter uma renda  compatível. As vagas ofertadas são todas gratuitas assim sendo a renda dos candidatos não deve ser maior do que dois salários mínimos. O candidato que cursou todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular mas com bolsa integral terá preferência pela vaga.

As inscrições são feitas pela internet, diretamente no site do SISUTEC. O candidato coloca seu numero e a senha do ENEM. Podendo após realizar a pesquisa de vagas informando o nome do curso e da instituição desejada. Agora neste artigo falaremos sobre vagas.

Inscrições Sisutec 2018 Teresina, PI – Vagas

O número de vagas ofertadas no processo seletivo  varia muito de uma entidade e de um ano para o outro. No SENAI por exemplo  pode oferecer entre 25 e 40 vagas para todos os seus cursos em todos os turnos, enquanto o SENAC pode ofertar 30. Você normalmente encontra no site das instituições o número de vagas de cada turma e assim já pode se preparar.

A esperança não deve ser abalada quando o nome do candidato não for selecionado na  matrícula, sendo assim as vagas não preenchidas são ofertadas novamente para aqueles candidatos que estão na lista de espera. O candidato deve acompanhar as novidades pelo portal da escola na qual se inscreveu.

Cada um tem um critério pré- estabelecido para disponibilizar as vagas remanescentes. O SISUTEC como os outros programas do governo federal  tem um sistema de cotas que é definido da seguinte forma:

85% das vagas direcionadas a alunos que concluíram seus estudos do ensino médio em escolas públicas ou em escolas particulares com bolsa integral.

50% das vagas para alunos com renda familiar igual ou menor de um salário mínimo e meio por membro da família , obedecendo o critério de concluir seus estudos em escolas públicas e  particulares com bolsa.

Negros, pardos e indígenas o percentual das vagas será baseado nos últimos dados do IBGE relacionado a instituição de aplicação da  vaga. O critério da conclusão do estudo é o mesmo o da renda não é aplicável,

 Inscrições Sisutec 2018 Teresina, PI – Cursos

O SISUTEC como é um programa nacional o candidato deverá olhar sua região pois será disponibilizado as vagas de acordo com a necessidade de mão de obra da região. Teresina terá vagas nas áreas de maior carência na região. Outra forma de descobrir essa informação é pesquisar nos sites das instituições que oferecem estes cursos – técnicos e profissionalizantes = e conferir a grade completa.

Sisutec Inscrições 2016

Sisutec Inscrições

No ano de 2018 em Teresina os cursos com maior número de vagas oferecidos são: Técnico em Secretariado, Técnico em Logistica, Técnico em Segurança do Trabalho, Fruticultor, Apicultor, Cabeleireiro, Vendedor, Recepcionista, Auxiliar Administrativo, Operador de Computador, Administração, Contabilidade, Hospedagem, entre outros.

A lista de cursos varia de acordo com as entidades  confira com calma a grade de cada uma das entidades de sua região.

 

(Visited 31 times, 37 visits today)