1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Inscrições Pronatec 2016 – Datas

Já pensou em se profissionalizar para ir mais longe no mercado de trabalho? Os cursos gratuitos do governo federal podem ser o primeiro passo para fazer você chegar mais longe.

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) é uma oportunidade para muito jovens no Brasil. Criado pelo Governo Federal, em 2011, o programa busca expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.

Inscrições Pronatec 2016 – Datas

Inscrições Pronatec 2016 – Datas. Imagem:Divulgação

Pronatec

Podendo ser definido como um ampliador de oportunidades educacionais no Brasil, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego tem sua inscrição marcada uma vez ao ano e, em 2016, o governo já adiou o início das aulas e as novas inscrições desde março. A nova previsão é junho.

Pronatec 2016

O Pronatec oferece cursos técnicos com duração de um a dois anos. O público alvo são pessoas que já fizeram o ensino médio e participaram do Enem no ano anterior.  As vagas são em escolas particulares e públicas através de bolsas de estudo.

Pronatec 2016 – Datas

O calendário do Pronatec 2016 já foi alterado pelo governo federal duas vezes. No cronograma original, as inscrições começariam em março, mas foram adiadas para maio. Agora, as datas foram alteradas mais uma vez e ficaram para junho.

De acordo com o novo edital publicado hoje no Diário Oficial, o prazo de inscrição dos candidatos será entre os dias 22 e 26 de junho. Já a matrícula dos candidatos selecionados na primeira chamada está prevista para os dias 01 e 03 de julho. As aulas dos cursos técnicos devem ter início no dia 27 de julho.

Inscrições Pronatec 2016 – Datas

Inscrições Pronatec 2016 – Datas. Imagem:Divulgação

Pronatec 2016 – Vagas

Mesmo sem definição do número de vagas, a data do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi adiada duas vezes Segundo o Ministério da Educação uma das razões é o orçamento não definido, ou seja, ninguém tem conhecimento sobre o quanto será destinado ao programa.

Pronatec em Números

No ano de 2014 foram oferecidas 440 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes destinados a candidatos estudarem em escolas particulares. Porém, o programa Pronatec começou a ter problemas com o orçamento no fim do ano passado, mesmo período em que houve a falta de repasses para as escolas particulares conveniadas.

No entanto, no mês de fevereiro, o MEC liberou R$ 119 milhões para pagar os débitos e o governo está sempre divulgando que as pessoas que atualmente estão em curso não terão prejuízo algum. 

Recomendados para você:

(Visited 18.079 times, 118 visits today)