Governo Federal libera o dinheiro para pagar atrasos do Pronatec

Governo Federal libera o dinheiro para pagar atrasos do Pronatec

Muito tem se falado a respeito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na semana passada o MEC (Ministério da Educação) liberou o dinheiro que será usado para quitar o pagamento do Pronatec do ano passado, de acordo com o MEC foram liberados cerca de R$200 milhões para repassar para as instituições privadas que ofereceram as vagas no programa, ainda de acordo com o MEC, foi divulgado que não haverá mais atrasos referentes a esses pagamentos.

Atraso do dinheiro do pronatec

Embora o dinheiro já tenha sido liberado isso não significa que as instituições já receberam o valor, isso porque os procedimentos de pagamento ainda estão em tramitação, dessa forma as instituições ainda vão esperar alguns dias para receber, de fato, o valor do pronatec. Muitas instituições chegaram até a adiar a volta às aulas devido ao atraso do pagamento do pronatec, uma escola do Paraná e outra escola de Minas Gerais tiveram que mudar todo o calendário.

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Muitas instituições particulares tiveram que recorrer a empréstimos para conseguir pagar as contas, de acordo com Sólon Caldas, diretor executivo da Associação Brasileiras de Mantenedoras do Ensino Superior, haviam atrasos desde o mês de novembro, dezembro e janeiro, isso causou uma situação bastante complicada nas escolas sem os repasses e isso atingiu principalmente as escolas pequenas.

O normal é que o MEC pague os valores até 45 dias após o mês letivo, é previsto que um novo pagamento seja feito até no máximo dia 15 de abril, só em fevereiro o MEC liberou R$119 milhões para pagar a mensalidade das instituições particulares e esse valor não foi o suficiente para cobrir todo o déficit que as instituições estão tendo.

Qual o motivo do atraso?

Esses atrasos aconteceram devido ao ajuste fiscal do governo que se iniciou no ano passado, de acordo com Sólon esse valores de novembro e dezembro já deveriam estar previsto no orçamento do ano passado.

Pronatec (Imagem: divulgação)

Pronatec (Imagem: divulgação)

Nos dois primeiros meses de 2015 os gastos com o pronatec 2015 foram cerca de 58% menores que do mesmo período de 2014. Ainda não foi divulgado a número de vagas que o governo vai oferecer esse ano, as aulas que iriam começar em maio foram adiadas para junho.

A presidente Dilma tem o compromisso tem oferecer 12 milhões de vagas até o final de seu mandato, apenas entre 2011 e 2014 foram oferecidas 8 milhões de vagas, agora só nos resta aguardar a liberação de vagas para o pronatec 2015, programa que já beneficiou milhares de jovens de baixa renda e vai continuar beneficiando.

Recomendados para você:

(Visited 7.611 times, 144 visits today)