FIES 2016

Para quem deseja estudar, ir além do ensino médio nem sempre é fácil. Isso porque os altos preços das mensalidades muitas vezes não cabem no orçamento apertado da maioria dos brasileiros. Por sorte, hoje há diversas alternativas de conseguir descontos ou bolsas de estudos, e uma delas é o FIES.

 

Está interessado em saber de todas as suas possibilidades para obter descontos? Então saiba mais sobre o tema:

O que é FIES?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) que concede financiamento para estudantes matriculados em cursos de graduação presenciais e não gratuitos.

Esse financiamento atendem a até 100% dos valores das mensalidades. O valor do financiamento depende das condições econômicas do estudante e deve ser quitado após o término do curso.

 

Para quem tem renda familiar bruta de até 10 salários mínimos mensais:

  • 100% de financiamento caso o percentual do comprometimento da renda familiar  bruta per capita com as mensalidades for igual ou superior a 60%.
  • Até 75% de financiamento quando a renda familiar bruta per capita for comprometida entre 40%  e menor que 60% pelas mensalidades.
  • Até 50% se o percentual da renda familiar bruta per capita comprometida for igual ou superior a 20% porém menor que 40%.
  • O que é FIES?

    O que é FIES?. Imagem:divulgação

Para interessados com renda familiar mensal bruta superior a 10 salários mínimos e menor ou igual a 15 salários mínimos:

  • Até 75% de financiamento se o percentual comprometido da renda familiar bruta per capita for igual ou maior a 40%.
  • De 50% caso o percentual da renda familiar bruta per capita comprometida pelas mensalidades for igual ou superior a 20% e menor que 40%.

Para interessados com renda familiar bruta superior a 15 salários mínimos até 20 salários mínimos:

  • 50% de financiamento caso o percentual das mensalidades compromete 20% ou mais da renda familiar bruta per capita.
O que é FIES?

O que é FIES?. Imagem:divulgação

Se o estudante estiver matriculado em curso de licenciatura ou for bolsista parcial do Prouni e solicitar o FIES para o mesmo curso no qual é beneficiário da bolsa, poderá ter um financiamento de até 100%.

Pelas novas regras, os financiamentos tem uma taxa de juros anual de 3,4% ao ano, com prazo se carência de 18 meses e período de amortização de até três vezes o tempo passado da condição de financiado, acrescido ainda de 12 meses.

Simulações do seu financiamento podem ser feitas através do http://sisfiesportal.mec.gov.br/simulacao.php assim como a consulta por mais regras e informações.

Inscrições FIES 2016

O FIES pode ser solicitado em qualquer período do ano durante o curso. Para tanto ele precisa fazer sua inscrição no SisFIES usando seu CPF, data de nascimento e email válido para cadastrar login e senha. Após o informe dos dados, o interessado receberá uma mensagem de email para validar o cadastro e acessar a inscrição e fazer o preenchimento de dados.

 

Após a inscrição, o interessado deve validar as informações prestadas no Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino onde estuda após no máximo 10 dias. Após essa validação, o estudante deverá ir até um agente financeiro (Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil) do FIES em até 10 dias para formalizar o contrato.

Para mais informações, acesse http://sisfiesportal.mec.gov.br/

Recomendados para você:

(Visited 1.527 times, 369 visits today)