1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Enem 2017 – Inscrições e Vagas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma das provas mais visadas por quem quer ingressar no ensino superior. O processo de seleção é um dos mais democráticos do mundo, pois a prova é feita em um formato que mesmo as pessoas com educação de menor qualidade consegue fazer e ter a chance de obter uma média satisfatória.

É claro que existe a necessidade de estudar mais para ter uma chance ampliada de conseguir a melhor nota e somente assim ser chamado para a universidade nos programas que o Enem permite inscrição, como por exemplo, o Programa Universidade Para Todos (Prouni).

Enem 2016 /2017 inscrições

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 tiveram às 10h do dia 9 de maio e foram até as 23h59 do dia 20 do mesmo mês. As inscrições do Exame em 2017 deve acontecer no mês de maio também, ainda sem data definida pelo Ministério da Educação (MEC).

Enem

Enem

Aplicação das Provas do Enem 2016

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano de 2016 devem ser aplicadas entre os dias 5 e 6 de novembro. As datas dessa aplicação deve acontecer também em novembro no Enem 2017, mas esse calendário só será divulgado em 2017 mesmo.

Aumento no Valor da Taxa de Inscrição do Enem 2016

O valor da taxa de inscrição cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio de 2016 subiu de R$ 65 para R$ 68. No entanto, o valor que será cobrado na edição do Enem de 2017 não tem ainda uma confirmação.

A inscrição só é confirmada após o pagamento da taxa de inscrição, sendo que a pessoa pode fazer esse pagamento em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios.

O Exame Nacional do Ensino Médio é o principal meio de acesso para as universidades públicas do Brasil. O Programa Universidade Para Todos é um dos programas que o Enem atende, sendo que a nota do Enem pode ser usada também nas inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Fora isso, o Exame Nacional do Ensino Médio passou a ser obrigatório para quem quer tentar um financiamento por meio do Fies, que é o programa do Governo Federal que disponibiliza fundos para que estudantes financiem a sua faculdade.

Isenção da Taxa de Inscrição do Enem

Pode considerar isento do pagamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) as pessoas que finalizaram o estudo no ano de 2016 e estavam matriculados em escolas públicas, ou as pessoas que fazem parte de famílias carentes.

Agora, se a pessoa pediu isenção no processo de seleção do Enem do ano anterior e simplesmente não compareceu para fazer a prova, essa pessoa não pode solicitar a isenção pelo segundo ano seguido.

No entanto, se o motivo dessa ausência foi algo de força maior, como a morte de uma pessoa na família, por exemplo, aí ele pode fazer uma justificativa junto ao MEC.

enem

Enem. Imagem:Divulgação

O Ministério da Educação tem uma comissão que avaliará cada caso e se a justificativa for aceita a pessoa ganha novamente essa chance de fazer a prova do Enem sem pagar nada.

Data da prova do Exame Nacional Ensino Médio 2016/2017

A prova do Enem 2016 acontecerá no dia 5 de novembro, sendo que em 2017 o mesmo deve acontece (com diferença de alguns dias para alinhas no calendário vigente o final de semana correspondente).

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio sempre acontecem em duas etapas, sendo que o primeiro dia de teste ocorre a prova de ciências humanas e ciências da natureza e no segundo dia o teste de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Horário de Fechamento dos Portões para Prova do Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio sempre é rígido com relação ao horário em que os estudantes devem chegar para fazer os testes. Nos dois dias de teste os portões são abertos às 12h e se fecham às 13h.

O começo das avaliações é sempre às 13h30. Como nos anos anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio, o primeiro dia de prova tem duração de 4 horas e 30 minutos e o segundo dia de teste tem duração de 5 horas e 30 minutos.

Atendimento Diferenciado a Alguns Estudantes

Algumas religiões não fazem nada aos sábados, por isso, os chamados sabadistas devem fazer a prova somente quando o sol se põe, às 19h, que é quando a religião permite que a pessoa faça alguma atividade.

Esses estudantes farão o teste junto com o pessoal do  Acre, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, que respeitarão o fuso diferenciado em relação a Brasília em novembro, quando o resto do País está em horário de verão menos eles.

As pessoas autistas, com dislexia, discalculia, deficiência intelectual, déficit de atenção e algumas outras situações consideradas especiais e que são listadas pelo Código Internacional de Doenças (CID), é necessário que o estudante apresente um parecer assinado por um médico da área que comprove a sua situação diferenciada.

Nesse caso, as condições que são identificáveis clinicamente, como a cegueira, não há necessidade que a pessoa leve laudo algum. Quem já apresentou o documento em anos anteriores não tem a menor necessidade de fazer isso novamente se for repetir a prova.

Já os participantes do Enem que querem ser tratados pelo nome social deverão enviar documento de identificação entre os dias 1º e 8 de junho. E assim como vem acontecendo nas últimas edições do Enem os cartões de confirmação, mais uma vez, devem estar disponíveis por meio da internet e não serão enviados através dos Correios.

A Hora do Enem: Saiba o que é

A Hora do Enem: Saiba o que é

A Hora do Enem: Saiba o que é

A Hora do Enem é um projeto que foi muito pensado para as pessoas que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e precisam estudar e se capacitar para ir bem nesse desafio.

Existem algumas possibilidades dentro do projeto para auxiliar o estudante que deseja se preparar melhor para o exame. Essa plataforma online pode ser a melhor forma do estudante conquistar o seu espaço

O Programa Hora do Enem vai deixar a disposição dos estudantes uma plataforma de estudo personalizada aonde a pessoa vai ter a sua disposição planos de estudos, exercícios e simulados online 100% gratuitos que podem ser feitos até o dia 31 de janeiro de 2017 para os estudantes matriculados no 3º ano da rede pública.

Para o que forem concluir o 3º ano da rede pública de ensino será necessário fazer a confirmação de algumas informações por meio da página de cadastro que você acessa por aqui. Quem ainda não está no terceiro ano do ensino médio poderá testar a plataforma e algumas funções dela.

O que tem na Plataforma de Estudo Hora do Enem?

Na Plataforma de Estudo Hora do Enem a pessoa vai encontrar um conteúdo bem completo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio:

– Boletim de notícias sobre o Enem

Boletim de notícias diário com informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio com duração de dois minutos e abordando tudo o que envolve o exame, indo desde dados que podem cair na prova a data em que a prova será aplicada.

– Programa televisivo sobre o Enem

Todos os dias, por meio da plataforma uma área do conhecimento vai ser debatida e será usada como ponto de partida para dicas para os estudantes que vão prestar o Enem. O programa pode ser visto nos seguintes canais:

  • Brasília – Canal 2.3
  • São Paulo – Canal 3.3
  • Rio de Janeiro – Canal 2.3

Pela parabólica em sinal analógico:

  • Polarização horizontal – Frequência 3770

Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo que você pode consultar por aqui.

Vídeos com resoluções de questões do Enem

Vídeo resoluções abordando as questões que já caíram nos anos anteriores da prova sendo comentadas por professores;

Vídeos aula com conteúdo focado no Enem

As vídeo aulas vai permitir que você faça uma avaliação naquilo que caiu no Exame Nacional do Ensino Médio e você poderá compartilhar com os seus amigos as resoluções.

Plataforma de Simulados do Enem

A plataforma de simulado online talvez é a melhor coisa dessa base de dados, que vai te ensinar  muito e te ajudar a aperfeiçoar o seu conhecimento focado justamente no Enem. Neste ano de 2016 os estudantes terão acesso a quatro simulados com o formato do Enem.

Outro diferencial desses simulados é que você consegue acompanhar as notas de corte do curso que deseja e se com a sua média você entraria nesses programas de bolsas ou no Sisu, ou se a nota é muito baixa e seria necessário estudar mais para ter um melhor resultado e conquistar a vaga na faculdade.

Para se inscrever no simulado é necessário seguir o passo a passo:

Passo 1: realize a sua inscrição na plataforma de estudos Hora do ENEM por aqui.

Passo 2: a partir do dia 12 de abril vá em Simulados e clique em INSCREVA-SE, para participar dos simulados desejados.

Se você se inscrever agora será lembrado por e-mail quando o simulado for disponibilizado.

Essa ferramenta pode ser o seu diferencial para ter sucesso no próximo processo de seleção de bolsa de estudos, com uma nota maior e com uma melhor classificação como resultado ao tempo dedicado a esse período de estudo.

 

 

Recomendados para você:

(Visited 253 times, 27 visits today)