Enem 2016 – Inscrições e Provas

Quem deseja estudar e ir além do ensino médio sabe bem da importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Atualmente ele é a porta de entrada para milhares de alunos brasileiros que não tem condições de arcar com preços de mensalidades em diversos programas como é o caso do Prouni e do Sisutec.

Se você está pretendendo prestar o Enem 2016, confira algumas informações que podem ajudar nessa empreitada.

Inscrições Enem

Inscrições Enem. Imagem:Divulgação

Regras do Enem 2016

Até o momento não houve nenhum comunicado referente a mudanças de regras para a prestação do exame para o ano de 2016. Desse modo, enquanto não há maiores informações vale a pena se preparar para a prova do mesmo modo que em 2015.

Leia também: Os segredos para você ser aprovado no Enem 2016.

Basicamente são quatro provas objetivas, cada uma delas contendo 45 questões de múltipla escolha, e também uma prova de redação.

As quatro provas objetivas contemplam:

  • Ciências Humanas e suas Tecnologias (filosofia, sociologia, geografia e história),
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, química e física),
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, literatura e redação, língua estrangeira, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação),
  • Matemática e suas tecnologias;

O exame é aplicado em dois dias, durante um fim de semana, sendo que no primeiro dia serão realizados os exames de Ciências Humanas e Ciências da Natureza, com 4 horas e 30 minutos de duração.

Já no segundo dia são realizados os exames de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, tendo duração de 5 horas e 30 minutos.

Enem 2016 - Inscrições e Provas

Enem 2016 – Inscrições e Provas. Imagem:Divulgação

O candidato deverá comparecer ao local da prova portando documento de identificação com foto e a prova só poderá ser feita com caneta esferográfica fabricada com tubo transparente com tinta na cor preta.

O candidato NÃO DEVERÁ UTILIZAR: lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, anotações, óculos escuros, chapéu, gorro, boné e similares, aparelhos eletrônicos assim como o porte de armas de qualquer tipo. Caso ele esteja portando algum dos itens proibidos, estes devem ser mantidos armazenados em porta-objetos ou recipiente lacrado.

Datas de Provas Enem 2016

Até o momento não há informações se o Enem 2016 terá uma ou duas edições, assim como não há expectativas a respeito das datas para a aplicação das provas. Porém, quando esta informação estiver disponível, todos os dados devem ser acompanhados através do site http://enem.inep.gov.br/ .

Inscrições para Enem 2016

As inscrições para o Enem 2016 acontecerão através do site http://enem.inep.gov.br/ . Para tanto, tenha os documentos pessoais em mãos.

Estarão isentos aqueles que estiverem concluindo ensino médio em 2015 em escolas públicas assim como aqueles que se declararem pertencentes à família de baixa renda.

Se o candidato tiver alguma limitação que necessite de atendimento especial ou específico, deverá informá-la no momento da inscrição e dispor dos documentos que comprovem a necessidade já que eles podem ser solicitados a qualquer momento pelo Inep.

Saiba mais: Dicas para estudar para o Enem – Tudo o que você precisa saber!

Após o pagamento da taxa de inscrição ou a comprovação de isenção da despesa, o cartão de confirmação será enviado pelos Correios assim como poderá ser impresso através da página de inscrição do Enem. No cartão haverá todas as informações necessárias para a realização do exame.

Expectativas para o Enem 2016

Muitos jovens estão ansiosos para o Enem 2016, pois é a chance deles entrarem para a universidade no próximo ano.

A expectativa é que em 2016 o Enem possa oferecer mais serviços especiais á quem precisa como mães que ainda estão amamentando e pessoas com deficiência. Além disso, a cada ano que passa a tendência é que as provas fiquem mais difíceis e cobrem mais do candidato, dessa forma o MEC poderá avaliar quem está de fato apto para cursar uma faculdade.

Em 2015 o número de candidatos inscritos diminui, devido ao crescimento da taxa de inscrição. Em 2016 espera-se que o número volte a crescer, pois os candidatos estarão mais preparados para pagar o valor.

Preparando-se para o Enem 2016

A primeira dica para quem quer fazer o Enem em 2016 é se preparar com dinheiro, pois não há certeza de quanto será a taxa.

Ela pode continuar o mesmo preço do ano passado, em volta dos R$60 reais, como também pode voltar á ser barata. De resto, você deve se preparar estudando muito, lendo reportagens de revistas, jornais e sites da internet. O importante é você estar por dentro dos assuntos importantes e saber dialogar sobre eles com facilidade.

Procurar provas dos anos anteriores e estudar é uma ótima forma para se preparar, pois você pode tentar resolver as questões e depois checar o gabarito para ver quais acertou e aperfeiçoar seu conhecimento.

Escreva e leia bastante também, para aprimorar seu conhecimento, sua caligrafia e sua qualidade em textos. Não se esqueça que a redação é mais importante do que as questões.

Enem 2016

Enem 2016. imagem:Divulgação

Importância da Nota do Enem 2016

Os candidatos que fizeram o Enem 2016 devem fazer sua inscrição no Sisu a partir de hoje dia 11 de janeiro até o dia 14 do mesmo mês, uma vez que esse ano a data das inscrições terão menor prazo de inscrição. O mesmo ocorrerá com o Prouni que terá inicio dia 19 de janeiro.

A prova do Enem é conclusiva, pois é através dela que milhares de estudantes conseguem ingressar em uma universidade e ainda contar com bolsa de estudos de 50% e 100% de acordo com a sua renda familiar.

Recomendados para você:

(Visited 37.027 times, 383 visits today)