1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Diferença Entre Cursos Profissionalizantes e Cursos Técnicos

Se você está em período de escolher um curso para estudar ou é formado e pensar em voltar para essa área, já deve ter ouvido falar sobre os cursos profissionalizantes e os cursos técnicos. Mas será que você sabe que existe uma diferença entre eles e qual é essa diferença? É uma informação muito importante de ter antes de escolher a melhor modalidade para o seu caso.

O melhor dos cursos técnicos e profissionalizantes é que eles são ministrados pelas melhores instituições educacionais em áreas diversas, ou seja, serve tanto para quem está saindo do Ensino Médio e até para quem já se formou no Ensino Superior. Confira um pouco mais sobre cada um deles e veja alguns cursos disponíveis.

Diferença Entre Cursos Profissionalizantes e Cursos Técnicos

Os cursos profissionalizantes, como o nome já dá a dica, é indicado para aqueles que já possuem algum conhecimento específico em determinada área e querem se aprimorar, por isso, os cursos profissionalizantes acabam tendo uma duração bem mais curta do que os cursos considerados regulares.

Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes. Imagem:divulgação

Outro nome bastante comum para os cursos profissionalizantes é o de cursos livres e eles não possuem nenhum tipo de exigência prévia de formação, por exemplo. Ele também nem sempre necessita de uma aprovação do Ministério da Educação (MEC) para funcionar.

Já os cursos técnicos também possuem uma duração menor do que os cursos de graduação, mas têm um tempo médio de 2 anos cada. Para adentrá-lo, é necessário cumprir mais exigências do que os cursos profissionalizantes e procuram dar uma formação mais avançada na área escolhida. Ao contrário do anterior, todos os cursos técnicos precisam ser aprovados pelo MEC.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2018, expectativas, vagas, cursos e inscrições

Curso profissionalizante MEC

São muitos os cursos profissionalizantes e técnicos aprovados pelo MEC e ficaria até impossível listar todos em uma única matéria. Mas não se preocupe, o próprio órgão oferece um meio para consultar todos eles.

Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes. Imagem:divulgação

Você precisa apenas clicar no link http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino/,  selecionar o seu estado – espere carregar a página com as cidades. Clique na cidade que deseja e veja as instituições de ensino e cursos oferecidos.

Curso Técnico carga horária mínima

Um curso para ser caracterizado como técnico precisa atingir algumas exigências do Ministério da Educação. Entre uma delas está a carga horária mínima. Os cursos profissionalizantes têm duração entre seis meses e 18 meses. Já os cursos técnicos possuem uma carga horária mínima de dezoito meses podendo durar até 24 meses, ou seja, dois anos.

Acesse e saiba mais informações: Senac Itapetininga – Inscrições, Cursos e Vagas

Curso técnico profissionalizante gratuito

Sabia que existem cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos? Tudo acontece através do Pronatec  – ou Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego. Mas não é todo mundo que pode ter acesso a essa gratuidade, sendo necessário preencher alguns requisitos que podem ser vistos aqui.

Cursos Profissionalizantes

Cursos Profissionalizantes. Imagem:divulgação

Ao todo, são mais de 100 cursos gratuitos distribuídos nas seguintes áreas: Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Militar, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Segurança, Recursos Naturais e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Curso técnico profissionalizante SENAI

No Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, ou SENAI, você também encontra diversos cursos técnicos e profissionalizantes. Entre as áreas destacadas temos Alimentos e Bebidas, Automação, Automotiva, Construção Civil, Couros Calçados, Educação, Eletroeletrônica, Energia, Gestão, Gráficas e Editorial, Logística, Metalmecânica, Plásticos, Química e outros. Todas as informações detalhadas você pode encontrar no site oficial ou pelo SENAI de sua cidade.

Exemplos de cursos profissionalizantes

Para ter uma ideia, podem ser considerados cursos profissionalizantes os cursos de Massagem, Podologia, HTML, Digitação, Corte e Costura, Garçom, Segurança, Mecânica, Informática, Jardinagem e Paisagismo e outros.

Acesse e saiba mais informações: Vagas Remanescentes Sisutec 2018

Curso profissionalizante é bom

Se você já tem alguma experiência em determinada área, é uma boa ideia fazer um curso profissionalizante para aprimorar o que já sabe. Mas os cursos técnicos podem ser uma ótima pedida para quem quer incrementar o currículo e ter grandes chances no mercado de trabalho, já que eles são muito bem vistos.

Se tiver alguma dúvida, você só precisa acessar os links informados acima ou ir em uma das instituições que oferecem os cursos em sua cidade.

(Visited 106 times, 19 visits today)