1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, popularmente conhecido como SENAI, é uma instituição educacional que oferece diversos cursos técnicos para aumentar a capacitação daqueles que desejam se aprimorar e estarem ainda mais aptos a concorrerem a vagas no mercado de trabalho.

São vários cursos em grandes áreas de atuação e, por ser uma instituição particular, a maioria deles tem um custo para os interessados. Porém, algumas modalidades específicas são oferecidas sem qualquer tipo de pagamento – o que é uma grande ajuda para aqueles que não têm condição de pagar por isso. Tem interesse? Então, confira os cursos técnicos gratuitos do SENAI.

O SENAI, é uma instituição educacional que oferece diversos cursos técnicos. (Imagem: Divulgação)

O SENAI, é uma instituição educacional que oferece diversos cursos técnicos. (Imagem: Divulgação)

Como Funciona os Cursos Técnicos Gratuitos SENAI?

A gratuidade de alguns cursos são disponibilizados através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Então, o interessado deve ser inscrever no programa através do site oficial informando estado, município, escolaridade e outras informações pedidas.

A partir daí, é possível se inscrever em uma das três categorias de cursos técnicos: concomitantes, integrados ou subsequentes. O primeiro deles é destinado para estudantes que estejam no Ensino Médio, de preferência em escolas públicas e o processo deve ser feito junto a secretaria do local em que estuda.

Os cursos técnicos integrados são para aqueles que querem começar o Ensino Médio integrado com o Ensino Técnico, para ter as duas formações ao final dos três anos de escola regular. Já a última opção são para os que já se formaram no Ensino Médio e todo o processo é feito pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (SISUTEC), utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Quais os Cursos Técnicos Gratuitos SENAI Disponíveis?

Os cursos variam de unidade do SENAI em cada região em que está localizada. Por isso, é preciso se certificar se a instituição de sua cidade – ou da mais próxima – possui o curso que você deseja fazer. Neste caso, também dependerá de cada uma delas dar uma carga horária, período e turma específicos.

Os cursos variam de unidade do SENAI em cada região em que está localizada. (Imagem: Divulgação)

Os cursos variam de unidade do SENAI em cada região em que está localizada. (Imagem: Divulgação)

Existe um catálogo nacional com todos os cursos técnicos oferecidos pelo PRONATEC e você pode conferir todas as informações necessárias e detalhadas. Para se ter uma ideia, é possível escolher entre áreas de ambiente e saúde, controle e processos industriais, desenvolvimento educacional e social, gestão e negócios, informação e comunicação, infraestrutura, militar, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, segurança e turismo, hospitalidade e lazer.

Já no SENAI especificamente, é possível encontrar aqueles voltados para a aprendizagem industrial como logística, segurança do trabalho, administração, informática, automação industrial e outros. Então, defina a sua área de interesse e procure o curso que mais se encaixa no que quer fazer.

Inscrições para os Cursos Técnicos Gratuitos SENAI

Para se inscrever, é necessário acessar o site do PRONATEC indicado acima ou procurar pelo SENAI de seu estado ou cidade. Lá, eles informarão tudo o que você precisa saber para participar das inscrições e seleção para fazer os cursos técnicos gratuitos do SENAI.

Certifique-se também se a unidade escolhida por você também oferece cursos gratuitos que não precisam do PRONATEC, sendo necessário apenas se inscrever diretamente com o SENAI, apresentando todos os seus documentos de identificação.

Prova de Seleção SENAI

Para aqueles que forem fazer um processo seletivo junto a unidade do SENAI mais próxima, será avaliado através de uma prova com 60 perguntas de múltipla escolha, sendo elas de matemática, português, física, química e biologia.

Para se inscrever, é necessário acessar o site do PRONATEC indicado acima ou procurar pelo SENAI de seu estado ou cidade. (Imagem: Divulgação)

Para se inscrever, é necessário acessar o site do PRONATEC indicado acima ou procurar pelo SENAI de seu estado ou cidade. (Imagem: Divulgação)

Os cursos técnicos gratuitos do SENAI são uma ótima opção para aqueles que querem aprimorar os conhecimentos. Se você se encaixar nos requisitos exigidos por curso (como idade mínima e escolaridade, por exemplo), não perca a chance de se tornar um profissional ainda mais capacitado.

Recomendados para você:

(Visited 277 times, 9 visits today)