1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cursos Pronatec a Distância

O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – é um projeto do governo federal que visa possibilitar o acesso a qualificação gratuita por pessoas de baixa renda. O objetivo do programa é oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos dos mais variados segmentos, tanto de forma presencial quanto a distância. Para que isso aconteça o programa possui parceria com várias instituições de educação tecnológica, que oferecem suas vagas no âmbito do Pronatec.

Um dos destaques do programa são os cursos a distância que permitem que quem não tenha tempo de ir presencialmente a uma instituição possa se qualificar sem precisar sair de casa. Veja mais a seguir.

Cursos Pronatec a Distância

Cursos Pronatec a Distância

Como funcionam os cursos a distância do Pronatec?

Os cursos a distância são realizados virtualmente através de um portal criado pela instituição, composto de atividades, vídeo aulas e exercícios referentes ao curso. Esse portal funciona como a sala de aula de cada aluno, contendo um calendário com todos os prazos e dias de prova, além das atividades separadas por matéria. Todas as plataformas de ensino a distância são bem intuitivas e logo você se acostuma.

Além disso, há um chat para você entrar em contato com o professor e tirar dúvidas. Uma vez por mês ou por semana, de acordo com o curso, o estudante precisa ir até o polo de ensino a distância para realizar a prova.

Inscrições dos cursos a distância do Pronatec

As inscrições dos cursos a distância do Pronatec podem acontecer de até 3 maneiras. A primeira delas é diretamente no site do programa – http://portal.mec.gov.br/pronatec -, efetuando a pesquisa de vagas e fazendo a pré-matrícula no curso EAD que você escolher. A segunda opção é pelo sistema Sisutec, mas nesse caso depende da própria instituição oferecer suas oportunidades por esse sistema. Nesse caso o interessado só precisa acessar o site do projeto no período indicado e se inscrever em até duas opções de curso.

A terceira e última opção é presencialmente na própria instituição de ensino onde há a oferta de cursos a distância. Quando essas instituições liberam os editais, geralmente as inscrições podem ser feitas presencialmente na unidade mediante apresentação da documentação necessária.

Cursos a distância do Pronatec

O Pronatec oferece dois tipos de cursos a distância: os técnicos e os de formação inicial e continuada, chamados de FIC. É fundamental conhecer ambos os tipos e saber reconhecer as diferenças entre eles.

Cursos Pronatec a Distância

Cursos Pronatec a Distância

Os cursos FIC têm como objetivo oferecer qualificação para uma formação específica; eles tendem a ter uma carga horária menor, variando de 160 a 200 horas, o que gera 3 meses de aprendizado. Em alguns casos não é preciso nem ter terminado o ensino fundamental ou médio para se qualificar.

Já os cursos técnicos possuem uma carga horária maior, variando de 800 a 1.200 horas, o que leva duração de 1 a 2 anos. Entre os requisitos é preciso estar cursando ou já ter terminado o ensino médio. A lista completa de cursos varia muito de um processo seletivo para outro.

 

(Visited 636 times, 80 visits today)