1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cursos para o Pronatec edição 2016

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) tem o intuito de oferecer vagas em cursos gratuitos de formação e de capacitação continuada para jovens e adultos. Instituições particulares de ensino técnico e muitas faculdades particulares também são parceiras desse programa com a oferta de cursos em várias áreas, entre elas de administração, comunicação, beleza, saúde, tecnologia da informação, turismo e etc.

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Tipos de cursos disponíveis no Pronatec 

O Pronatec tem dois eixos diferentes de cursos de Formação Inicial e Capacitação, divididos entre as áreas de Ambiente e Saúde, de Controle e Processos Industriais, de Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança, Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Entre as áreas citadas os cursos mais procurados são de Técnico em informática, segurança do trabalho, cozinha, eventos, administração e farmácia. Além desses, o Pronatec 2016 ainda possui cursos de nível médio para diversos públicos que são divididos nos mesmos eixos acima.

Cursos Técnicos do Pronatec 2016

São ofertadas também turmas de Nível Técnico em Eixo Tecnológico nas áreas de Ambiente e Saúde, Controle e Processos Industriais, Desenvolvimento Educacional e Social, entre outras áreas, com turmas de Técnico de Enfermagem, Fármacia, de Informação, em Panificação, em Defesa Civil, em Segurança do Trabalho, em Alimentos, Confeitaria, Apicultura, em Processamento de Pescado e etc.

No Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Serviços Nacionais de Aprendizagem, toda a rede pública de ensino, além de entidades particulares, são parceiras do programa com a disponibilidade de vagas.

Inscrição no Pronatec 2016

Não existe um sistema único para a inscrição nos cursos gratuitos do Pronatec 2016 e as inscrições acontecem durante o ano, de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições de ensino. No processo de seleção pelo site oficial do programa, o candidato deve entrar no endereço eletrônico, escolher o estado onde mora, a cidade de interesse, informa a escolaridade e optar pelo curso desejado.

Pronatec 2016 (Foto: divulgação)

Pronatec 2016 (Foto: divulgação)

Pronatec 2016 – Quem pode se inscrever

Em algumas instituições, principalmente nas universidades e entidades particulares, a inscrição é feita pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, é preciso ter uma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pelo menos 450 pontos e não ter zerado na prova de redação.

Podem se inscrever nos cursos do Pronatec, estudantes a partir de 16 anos que concluíram ou não o ensino médio na rede pública, trabalhadores e beneficiários do programa do Bolsa Família, além dos alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

 

 

 

(Visited 133.800 times, 63 visits today)