1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Cursos Disponíveis no Pronatec 2016

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferece vagas gratuitas em cursos técnicos nas áreas de administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outras. No Brasil, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, os Serviços Nacionais de Aprendizagem, toda a rede pública de ensino, além de entidades particulares, são parceiras do programa com a disponibilidade de vagas. Confira abaixo mais informações sobre os cursos.

Cursos Disponíveis no Pronatec 2016

Cursos Disponíveis no Pronatec 2016 (imagem: divulgação)

Áreas dos Cursos do Pronatec 2016

O Pronatec tem dois eixos diferentes de cursos de Formação Inicial e Capacitação, divididos entre as áreas de:

Ambiente e Saúde, como Técnico em Agente Comunitário de Saúde, em Análises Clínicas, Biotecnologia, Controle Ambiental, Enfermagem, Estética, Enfermagem, Massoterapia, Estética, Nutrição entre outros; na área de Controle e Processos Industriais com os cursos de Técnico em Análises Químicas, Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica e etc. Também existem vagas na área de Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Tipos de Cursos do Pronatec 2016

Além desses, o Pronatec 2016 ainda possui cursos de nível médio para diversos públicos que são divididos nos mesmos eixos acima, das áreas tecnológicas. São ofertadas turmas de:

Técnico em Agente Comunitário de Saúde, em Análises Clínicas, Biotecnologia, Controle Ambiental, Enfermagem, Estética, Enfermagem, Massoterapia, Estética, Nutrição entre outros; na área de Controle e Processos Industriais com os cursos de Técnico em Análises Químicas, Automação Industrial, Eletroeletrônica, Eletromecânica e etc.

Técnico em Recursos Pesqueiros Pronatec (Foto: Divulgação)

Técnico em Recursos Pesqueiros Pronatec (Foto: Divulgação)

Também existem vagas na área de Desenvolvimento Educacional e Social, Gestão e Negócios, Informação e Comunicação, Infraestrutura, Militar, Produção Alimentícia, Produção Alimentícia, Produção Cultural e Design, Produção Industrial, Recursos Naturais, Segurança e Turismo, Hospitalidade e Lazer. Todos os cursos disponíveis pelo Programa estão no endereço eletrônico http://pronatec.mec.gov.br/fic/.

Inscrição no Pronatec 2016

Não existe um sistema único para a inscrição nos cursos gratuitos do Pronatec 2016 e as inscrições acontecem durante o ano, de acordo com a disponibilidade de vagas nas instituições de ensino. Em algumas instituições, principalmente nas universidades e entidades particulares, a inscrição é feita pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Por isso, é preciso ter uma o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de pelo menos 450 pontos e não ter zerado na prova de redação.

As inscrições pelo sistema começam no dia 22 de junho até o dia 26, com duas chamadas por ano e inscrição também para vagas remanescentes. Em outras instituições de ensino, o processo de seleção é feito pelo site do Pronatec 2016 e, para isso, o candidato deve entrar no endereço eletrônico, escolher o estado onde mora, a cidade de interesse, informa a escolaridade e optar pelo curso desejado.

(Visited 15.266 times, 167 visits today)