1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como é o ENEM?

O Enem – Exame Nacional do Ensino Médio – está se aproximando de sua próxima edição, dessa vez com algumas mudanças que serão testadas pela primeira vez nos dias 5 e 12 de novembro. Todos os estudantes inscritos e que dependem do exame para ingressar em uma faculdade estão estudando várias horas por dia, com o objetivo de adquirirem a maior quantia de conhecimento possível.

Entretanto, ainda há muitas pessoas que farão o Enem pela primeira vez nas próximas semanas, por isso veja a seguir como é o Enem.

Como é o Enem?

O Enem é uma prova aplicada em dois dias – antes em um sábado e domingo, agora em dois domingos consecutivos – que abrange questões de todas as áreas de conhecimento estudadas no ensino médio. Cada prova possui 90 questões, sendo 45 para cada área de conhecimento.

Enem

Enem. Imagem:ivulgação

Há também a redação – antes aplicada no segundo dia de prova, agora no primeiro -, que exige do candidato uma dissertação-argumentativa sobre algum tema que envolve a sociedade. Tal tema é divulgado somente no momento da prova e a redação tem a maior nota: 1.000 pontos. Uma boa nota na redação pode ser a sua porta de entrada para o curso desejado.

Enem como funciona nota?

Cada área de conhecimento do Enem vale 500 pontos, enquanto a redação vale 1.000 pontos. Não há uma nota mínima que define se você rodou ou passou na prova, afinal ela apenas avalia o seu conhecimento, entretanto nos programas federais que usam a nota como forma de entrada, é exigido que os candidatos tenham tirado a partir de 450 pontos.

Cada curso disponibilizado pelos programas federais e universidades possuem uma nota de corte, ou seja, a menor nota possível para ingresso. Essa menor nota serve como uma base para o candidato, assim ele sabe a partir de qual nota ele precisa tirar para ter uma chance maior.

Acesse e saiba mais informações:

Como funciona o Enem para medicina?

O Enem para Medicina funciona da mesma forma como para qualquer outro curso. Acontece que o curso de Medicina, por natureza, possui uma nota de corte maior do que os demais cursos. Dessa forma, todos os participantes podem optar por fazer um cursinho preparatório específico para Medicina, o que irá ajuda-los a tirar uma nota maior.

enem

enem. Imagem:divulgação

Algumas universidades, principalmente as privadas, desenvolvem vestibulares específicos para o curso de Medicina, onde o estudante também pode optar por usar a nota do Enem.

Como funciona o Enem para entrar na faculdade?

O Enem passou a ser usado há alguns anos como forma de ingresso nas faculdades. Essas instituições começaram a usar a nota obtida pelos candidatos como critério de seleção, já que o exame avalia o conhecimento dos alunos, quanto maior a nota, maiores as chances de ingressar.

Mas é claro que isso depende de cada curso: alguns não possuem uma nota de corte tão alta, por isso você não precisa ter uma das maiores notas.

Acesse e saiba mais informações:

Como funciona o Enem para entrar na universidade?

Nos últimos anos o Enem se tornou o principal critério de seleção para ingresso em universidades. Essas instituições disponibilizam suas vagas por meio de programas como o SiSu e o ProUni, onde os candidatos se inscrevem para o curso desejado e informam suas notas. De acordo com as notas dos candidatos inscritos para cada curso e da quantia de vagas, é feita a seleção.

(Visited 59 times, 27 visits today)

Tags: