1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Como conseguir uma bolsa no prouni?

O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes que participaram da última edição do Enem. Acontece que para poder participar não basta apenas ter participado do exame, mas também ter obtido uma boa nota e possuir uma renda compatível com a bolsa que deseja.

O programa tem como principal objetivo facilitar o ingresso no ensino superior privado e permitir que mais jovens tenham acesso a um ensino de qualidade. A seguir, descubra como conseguir uma bolsa no ProUni.

Como conseguir uma bolsa no prouni?

Para conseguir uma bolsa no ProUni o estudante precisa preencher todos os requisitos e ter sorte. Há requisitos obrigatórios a todos os participantes, requisitos de renda e requisitos onde o estudante deve preencher pelo menos um.

Os requisitos obrigatórios são os seguintes: ter participado da última edição do Enem, não ter zerado a redação e obtido uma nota igual ou maior que 450 pontos.

como conseguir uma bolsa no prouni

como conseguir uma bolsa no prouni. Imagem:diuvlgação

Já os requisitos de renda são os seguintes: possuir uma renda de até 1,5 salário mínimo por pessoa (direito à bolsa integral) ou uma renda de até 3 salários mínimos (direito à bolsa parcial).

Já nos requisitos em que você pode escolher apenas um para preencher, há os seguintes: ter realizado o ensino médio completo na rede pública de ensino, ter realizado o ensino médio completo em escola privada com bolsa integral ou ter realizado metade do ensino médio em escola pública e outra metade em escola privada com bolsa integral.

Prouni Como Funciona?

O ProUni leva em conta as notas dos candidatos obtidas no Enem e a renda de cada um, verificando se é compatível com o tipo de bolsa escolhido e com o curso. Por isso, além de preencher os requisitos, você tem de se certificar que sua nota obtida no exame está entre as notas de corte para o curso que deseja ingressar, assim suas chances são ainda maiores.

como conseguir uma bolsa no prouni

como conseguir uma bolsa no prouni. Imagem:divulgação

O ProUni abre suas inscrições duas vezes por ano, no início de cada semestre. Para participar da próxima edição é fundamental realizar o Enem este ano, em novembro. Com o resultado sendo liberado em janeiro, as inscrições para o programa devem abrir até o início de fevereiro.

O que é Prouni e Sisu?

O ProUni e Sisu são dois programas do governo voltados para o ingresso de estudantes no ensino superior. Entretanto, há algumas diferenças entre ambos:

o ProUni oferta bolsas de estudo para o ensino privado, enquanto o SiSu oferece oportunidades gratuitas para o ensino público, mais especificamente nos institutos tecnológicos e nas universidades federais.

como conseguir uma bolsa no prouni

como conseguir uma bolsa no prouni. Imagem:divulgação

Ambos os programas usam a nota do Enem como principal critério, mas o SiSu é o programa que recebe mais inscritos todos os anos e geralmente é o primeiro a abrir as inscrições.

Prouni Nota de Corte

O ProUni possui notas de corte, ou seja, as menores notas que um candidato pode ter para ingressar nos cursos. As notas de corte são divulgadas a partir do segundo dia de inscrições e servem para o candidato ter uma base, uma noção da nota que é preciso ter para o curso dos seus sonhos.

(Visited 87 times, 87 visits today)