1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Bolsas Oferecidas pelo Senac

Educação é um dos serviços mais caros que o cidadão brasileiro tem que arcar, e aqueles que não conseguem pagar pelos altos custos de mensalidades em instituições particulares muitas vezes ficam simplesmente sem os estudos. Por sorte, muitas escolas, instituições e fundações particulares oferecem bolsas de estudo, destinadas exclusivamente para aqueles que possuem uma menor renda.

Como é o caso do Senac – O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial –  que destina parte das vagas em seus cursos para a reserva de bolsas de estudo. Com isso, mais estudantes de classe baixa conseguem realizar um curso de educação profissionalizante que pode mudar a sua vida para melhor.

O Senac possui unidades em todo o Brasil, o que facilita ainda mais a inclusão de milhares de estudantes em seus cursos – que variam entre os mais diversos campos do comércio, podendo ir da prestação de serviços como cursos de manicure e maquiagem até educação em postos de cozinha e garçons.

PSG: Programa Senac de Gratuidade

Uma vez que a demanda por cursos que ensinem ofícios que o mercado necessita para preencher o seu quadro de profissionais (como prestação de serviços e técnicos profissionalizantes, por exemplo), o Senac criou o Programa Senac de Gratuidade, também conhecido pela sigla PSG, que visa garantir um número mínimo de vagas para aqueles que não têm como arcar com os custos do curso.

Fundado em 2009, o PSG vem incluindo milhares de jovens todos os semestres em cursos profissionalizantes do Senac.

Programa Senac de Gratuidade

Programa Senac de Gratuidade. Imagem:divulgação

A sua divulgação é feita através de jornais e revistas, anunciando os cursos disponíveis, os números de vagas e as unidades onde se situam as oportunidades.

O programa traz bolsas de estudo procurando atender a população de baixa renda, ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse dois salários mínimos. Para se candidatar é preciso estar cursando ou ter terminado a educação básica e não precisa necessariamente ser aluno. Pode estar apenas trabalhando ou desempregado mas a prioridade é para alunos que já estejam trabalhando em comércio.

Acesse e saiba mais informações: Pronatec 2018, expectativas, vagas, cursos e inscrições

Como se inscrever bolsas de estudo Senac

Existem alguns requisitos para àqueles que desejam se inscrever para conseguir uma bolsa de estudo em alguma unidade no Senac. O candidato deve ter renda familiar inferior a dois salários mínimos por pessoa, ou seja, que não ultrapasse R$ 1874,00 (valor referente a 2017) por membro.

Além disso, o estudante também não pode estar matriculado em uma outra unidade do Senac, não estar participando de outro processo de bolsa pela instituição, não ter abandonado um curso do Senac como bolsista nos últimos dois anos e não ser bolsista do Senac.

Programa Senac de Gratuidade

Programa Senac de Gratuidade. Imagem:divulgação

Se você está dentro das requisições pedidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, pode começar a sua inscrição. As inscrições são iniciadas sempre dois meses antes do início das aulas, ao meio dia. Por exemplo, se o curso escolhido se inicia no dia 2 de março de 2018, o prazo de inscrição começa às 12 horas do dia 2 de janeiro.

Para se candidatar, crie seu cadastro no sistema do Senac e faça o Login, depois selecione o curso desejado clicando no botão “Bolsas de Estudo”, que fica na aba “Desenvolvimento Social”. A partir daí, você deve preencher um formulário com suas informações pessoais e aceitar os termos exigidos. Depois, você deve enviar os seus documentos, o que pode ser feito através do próprio sistema.

Acesse e saiba mais informações: UNINOVE PRONATEC 2018: Cursos Gratuitos

Critérios de seleção

A seleção de candidatos conta com os seguintes critérios: a ordem de classificação no Índice PSG, a quantidade de vagas oferecidas no curso escolhido pelo candidato e a apresentação dos documentos exigidos para a matrícula. Para alguns cursos, há análise do histórico escolar e provas seletivas, mas depende do curso e de cada unidade do Senac.

(Visited 129 times, 21 visits today)