Aulas do Pronatec 2015 foram adiadas

Aulas do Pronatec 2015 foram adiadas

Foram adiadas, pela segunda vez, o início das aulas e as novas inscrições para o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), um programa de cursos técnicos gratuitos oferecidos pelo governo federal. As inscrições só serão abertas em junho, segundo o governo federal.

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Pronatec 2015

Desde o ano de 2011, mais de oito milhões de matrículas foram realizadas no Pronatec. Os cursos oferecidos são técnicos e têm duração de um a dois anos, para quem já fez o ensino médio e participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  As vagas do Pronatec são reservadas para pessoas estudarem em escolas particulares e públicas, por meio de bolsas de estudos.

Pronatec adia aulas

Os estudantes que esperavam a data de inscrição para ter a chance de fazer um curso técnico irão aguardar um pouco mais. O calendário do ano de 2015 já foi alterado pelo governo duas vezes, o primeiro cronograma previa inscrições em março, e foram adiadas para maio. Desta vez, as inscrições do Pronatec tiverem datas adiadas mais uma vez.

Mas não perca o ânimo e anote as novas datas para não se atrasar. O novo edital publicado no Diário Oficial traz o prazo de inscrição entre os dias 22 e 26 de junho. Quem passar poderá fazer a matrícula na primeira chamada, entre os dias 1º e 3 de julho. O começo das aulas está previsto para o dia 27 de julho.

Técnico em Recursos Pesqueiros Pronatec (Foto: Divulgação)

Técnico em Recursos Pesqueiros Pronatec (Foto: Divulgação)

Pronatec vagas

Sobre a quantidade de vagas, o Ministério da Educação ainda não se pronunciou da forma como todos esperavam ansiosamente. Isso porque não há previsão ainda de quantas vagas serão ofertadas. Sendo o Ministério da Educação, o ajuste no calendário foi feito tamb´pem devido ao orçamento.

Pronatec

No ano de 2014 foram ofertadas mais de 400 mil vagas em cursos técnicos e profissionalizantes em escolas particulares. No mês de fevereiro, o MEC liberou R$ 119 milhões para quitar os débitos, já demonstrando problemas de orçamento. No entanto, tanta mudança e ajuste não irá atrapalhar quem está fazendo o curso. Por fim, o governo repassou mais R$ 191 milhões para as instituições para cobrir os atrasos desse ano.

Fica a dica para quem não desistiu e quer ainda contar coma  possibilidade de fazer um curso técnico de qualidade. Fique atento aos novos prazos e vá se preparando, pois sua hora vai chegar. Mesmo com tantas mudanças, ainda vale a pena pensar no pronatec como oportunidade única de vida.

Imagem:Divulgação

Imagem:Divulgação

Recomendados para você:

(Visited 4.192 times, 13 visits today)