Atraso na aprovação do orçamento deixa alunos do Pronatec sem aula

Atraso na aprovação do orçamento deixa alunos do Pronatec sem aula

O ano letivo ainda está longe de ser uma realidade para os estudantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), devido ao atraso no repasse de verbas pelo governo federal. Isso ocorreu por causa de um atraso na aprovação do orçamento, segundo o Ministério da Educação, mas já está sendo resolvido, para trazer o mínimo de efeitos negativos para a educação. No Brasil, exemplos desse cenário são os alunos do curso de enfermagem de uma escola técnica, na cidade de Belo Horizonte, que encontraram o campo de estágio fechado e ficaram espantados.

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Pronatec 2015 (imagem: divulgação)

Pronatec sem aula

Para entender a importância disto e como isso afeta a vida dos estudantes, é preciso saber que os alunos dependem do estágio supervisionado para concluírem o seu curso e terem uma formatura decente e real. Sem conseguir fazer um estágio, eles não poderão se formar tão cedo e têm adiado o sonho da formatura em um curso.

Atraso no dinheiro do Pronatec

Por outro lado, as instituições, como a Utramig (Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais) que dá opção de cursos gratuitos financiados pelo governo federal por meio do Pronatec também não tem recebido o repasses do Ministério da Educação, uma conta que já soma R$ 3 milhões atrasados.

Técnico em Recursos Pesqueiros Pronatec (Foto: Divulgação)

Técnico em Recursos Pesqueiros Pronatec (Foto: Divulgação)

Aulas Pronatec

Com isso, a abertura de novas vagas também foi prejudicada, pois uma instituição de Minas Gerais informou que 510 alunos eram para ter começado aulas em sete cursos do Pronatec, mas até agora não o fizeram. Também o IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) remarcou o começo das aulas do Pronatec, impactando negativamente a vida de doze mil alunos de 120 cidades do Estado. A instituição explicou que isso ocorreu porque não havia o recurso orçamentário para seguir com início das aulas em fevereiro.

No dia 30 de março de 2015, o governo federal fez a liberação do valor referente à R$ 16 milhões para o Instituto Federal de Minas Gerais, tornando possível que 10% dos alunos da instituição começassem a estudar, os demais alunos devem iniciar as aulas no início de abril de 2015.  Porém, para a instituição Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais ainda não há previsão de retorno das aulas, o que deixa a situação deles incerta.

Segundo o Ministério da Educação, houve mesmo atraso nos repasses, justificada devido à demora na aprovação do orçamento, mas já estão sendo verificadas alternativas para que os alunos brasileiros não sejam prejudicados e consigam continuar e concluir seus estudos sem maiores problemas.

Técnico em Guia de Turismo Pronatec (Foto: Divulgação)

Técnico em Guia de Turismo Pronatec (Foto: Divulgação)

Recomendados para você:

(Visited 1.028 times, 21 visits today)