1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Alternativa para o Ensino Público

Cursar uma faculdade e realizar um curso técnico hoje não está apenas ao alcance de famílias ricas, qualquer pessoa pode ter essa chance graças aos programas do governo que foram criados especialmente para ampliar as oportunidades e incluir cada vez mais pessoas no mercado de trabalho, oferecendo-lhes conhecimento.

Pronatec

O Pronatec, também conhecido como Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego foi criado em 2011 com um único objetivo: dar mais oportunidades aos jovens para que eles possam crescer na vida. Conheça mais sobre ele e sobre o Educa Mais Brasil nesse artigo.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego

O Pronatec oferece a estudantes e trabalhadores bolsas de estudo integrais e parciais em cursos técnicos e de qualificação nas mais diversas universidades brasileiras.

Pronatec

Alternativa para o Ensino Público. Imagem:divulgação

O programa busca ampliar as oportunidades de trabalho, oferecendo conhecimento e aprendizado de primeira para quem deseja mudar de vida. Com o programa, milhares de jovens já se qualificaram e hoje trabalham em grandes empresas.

O Pronatec inclui jovens das mais diferentes idades em universidades públicas e privadas, dando a pessoas de baixa renda a oportunidade que tanto esperavam.

Como participar do Pronatec

Qualquer pessoa pode participar do Pronatec e concorrer a uma vaga em um curso técnico. Você pode escolher entre 3 modalidades de cursos: Técnico na forma subseqüente, para quem concluiu o ensino médio; Técnico na forma concomitante, para quem está matriculado no ensino médio e Técnico na forma integrada, para quem concluiu o ensino fundamental.

Há duas maneiras de você participar do programa. A primeira consiste em você acessar o site oficial do programa, informar o seu estado e município, sua escolaridade, instituição e turma. Se houver vagas perto de você, o site irá mostrar.

Pronatec (Foto: Divulgação)

Pronatec (Foto: Divulgação)

A segunda consiste em você visitar os institutos Federais, o SENAI ou o SENAC para verificar o calendário de vagas, pois eles ficam com as inscrições abertas durante todo o ano. Você também pode esperar pelo Bolsa-Formação e concorrer às vagas ofertadas.

Pronatec Fies

O Pronatec Fies é uma parceria de dois programas que se uniram para ampliar as oportunidades dos jovens brasileiros. O chamado Fies Técnico será uma extensão do Programa de Financiamento Estudantil onde será oferecido uma linha de crédito para facilitar o acesso ao ensino técnico e profissionalizante.

Ele será dividido em Fies Técnico Empresa e Fies Técnico Estudante, sendo oferecido para empresários que querem investir na formação de seus colaboradores e, também para estudantes de nível médio completo que desejam realizar um curso técnico.

Conheça o Educa Mais Brasil

O Educa Mais Brasil é um programa de inclusão educacional que está há mais de 10 anos ajudando estudantes de baixa renda a entrarem em uma universidade particular através de bolsas de estudo parciais.

A inclusão dos estudantes de baixa renda acontece devido as 15 mil instituições parceiras do programa que disponibilizam bolsas de estudo de até 70% para cursos de graduação, pós-graduação, educação básica, cursos técnicos, cursos livres, idiomas, além de preparatórios para concursos e um pré-vestibular.

Alternativa para o Ensino Público

Alternativa para o Ensino Público. Imagem:divulgação

Como funciona o Educa Mais Brasil

O primeiro passo é realizar a sua inscrição no site do programa. No site, clique na área escolhida. Por exemplo, clique em Graduação, escolha se deseja um curso presencial ou EAD, informe seu estado, cidade e o curso desejado. Realize a sua inscrição no curso desejado e pague o valor equivalente à primeira mensalidade. Lembrando que esse valor por ser dividido em até 6 vezes no cartão.

Depois chegou a hora de agendar o processo seletivo da instituição de ensino para a qual se inscreveu. Não se esqueça de realizar esse importantíssimo passo! Se tudo correr bem, você poderá efetuar sua matrícula e usufruir da bolsa do Educa Mais Brasil.

(Visited 322 times, 2 visits today)