1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

7 passos para conseguir uma bolsa pelo SISU

O SISU (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), onde as instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

SISU

SISU. Imagem:diuvlgação

O processo seletivo do Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. A inscrição é gratuita, em uma única etapa e é feita pela internet. A cada edição, as instituições públicas de ensino superior que optam por participar do Sisu ofertam vagas em seus cursos. Ao final do período de inscrições, são selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas ofertadas.

1° PASSO: Tenha em mãos o seu número de Inscrição no ENEM

A primeira coisa que você deverá fazer é procurar o seu número de inscrição no Enem, pois só a partir dele poderás cadastre-se no Programa SISU. Este documento para o início do processo é totalmente indispensável!

Acesse e saiba mais informações: O que Fazer com a Nota do ENEM

2° PASSO: Atenção para os prazos do SISU

Ao acessar o site do SISU (sisu.mec.gov.br) na página inicial você já encontrará a informação se o cadastro no Programa está disponível, caso contrário nesta mesma tela principal constará se o cronograma para as novas inscrições já está disponível.

É muito importante que o candidato não deixe para última hora para cadastrar-se no Sistema de Seleção Unificada, já que a grande demanda poderá ocasionar lentidão no sistema de inscrição, podendo deixar os interessados fora da disputa pelos cursos do Programa.

3° PASSO: Fazendo sua inscrição no SISU

Para iniciar a inscrição no Sisu basta informar o número do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e sua respectiva senha. Aqueles que não obter a senha, basta acessar a página do exame e clicar na opção “esqueci minha senha”. Assim, a página, a partir de algumas informações pessoais, efetuará a alteração da senha.

SISU

SISU. Imagem:divulgação

Já informado o número de inscrição e senha, abrirá uma nova tela que mostrará os cursos e Instituições disponíveis. Então o candidato deverá indicar duas opções de curso em ordem de preferência, informando o nome do curso, instituição optada e a modalidade (Lei de cotas, ampla concorrência e ações afirmativas) de concorrência que varia de acordo com o curso escolhido. Os candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas poderão optar por modalidade de ações afirmativas ou Lei de cotas.

4° PASSO: Você pode alterar suas opções quantas vezes achar necessário

Durante os dias em que as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SISU) estiverem abertas, você poderá alterar suas escolhas quantas vezes achar necessário, portanto aproveite e reflita bem durante este período sobre se as opções selecionadas são de fato do seu interesse. Os cursos que entraram na seleção do seu cadastro serão os últimos marcados por você.

Acesse e saiba mais informações: Aditamento Fies Como Fazer

5° PASSO: Acompanhando o resultado do SISU

O Ministério da Educação disponibiliza três diferentes formas para o candidato acompanhar se foi selecionado para um dos cursos em que se inscreveu:

SISU

SISU. Imagem:diuvlgação

  1. Site do SISU (sisu.mec.gov.br) : na página do estudante haverá a opção “Boletim de Acompanhamento”, que ao ser selecionada informará o resultado do seu cadastro.
  2. Instituições participantes: as Instituições parceiras deste Programa divulgarão em seus meios de comunicação a listagem dos alunos selecionados para realizar matrícula e assim realizar seus cursos.
  3. Central do MEC: O Ministério da Educação disponibiliza aos estudantes uma central de atendimento via telefone, onde estes poderão confirmar seus respectivos resultados na seleção do SISU (0800-616161).

6° PASSO: Como realizar sua matrícula?

Caso você tenha conseguido um dos cursos selecionados, entre em contato diretamente com a Instituição para averiguar a lista de documentos solicitados para realização de matrícula, uma vez que essa lista poderá sofrer alteração de uma Instituição para outra.

7° PASSO: Lista de Espera

Quem não conseguiu a aprovação no curso de primeira opção, poderá participar da Lista de Espera do SISU, e caso o aluno venha a ser chamado neste período isso ocorrerá exclusivamente pela Instituição, ou seja, a Instituição que entrará em contato assim que a vaga estiver disponível.

(Visited 138 times, 38 visits today)

Tags: