1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

7 dicas de como estudar para o Enem 2016 e 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um dos maiores meios de entrar no Ensino Superior de qualidade, por meio de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). No entanto, só tem chances reais de ingressas na universidade a pessoa que consegue ter uma nota ótima, mas para isso é necessário um bom preparo.

Inclusive, o Prouni está com inscrições abertas para bolsas remanescentes. Para realizar a sua inscrição, acesse o site oficial do programa.

7 dicas de como estudar para o Enem 2016 e 2017

Existem formas de estudar para o Exame Nacional do Ensino Médio que vão te ajudar a ter mais chances de ingresso na educação superior, confira:

Simulados do Enem

Sem sair de casa, você consegue ter acesso a alguns simulados aonde tem a chance de ver a forma correta como reagir aos testes do Exame Nacional do Ensino Médio. O Enem é um dos melhores meios de ter acesso a universidade.

enem-2016

Enem 2016. Imagem:divulgação

Os simulados são encontrados aos montes na internet, mas saiba filtrar e escolher os melhores, que de verdade vão te ajudar a chegar na universidade. Os cursos online com foco no Enem vão te ajudar a ter chances reais de ir bem nos testes.

Algumas instituições de ensino dão simulados de graça para alunos e para pessoas da comunidade, Fique atento para se inscrever nessas provas que acontecem geralmente bem perto da prova oficial do Enem.

Acesse e saiba mais informações: Bolsa do Prouni 2017

Provas anteriores do Enem

As provas anteriores do Exame Nacional do Ensino Médio anteriores foram disponibilizadas por meio do site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Por meio desses conteúdos das provas você consegue entender melhor o mecanismo que o Enem usa. Pegue os testes de anos anteriores, se tranque em um local silencioso e tente reproduzir ele como acontece no dia mesmo que o Enem acontece. Tente fazer no mesmo período que dão para os alunos comuns do Enem.

provas-anteriores-do-enem

Dicas de como estudar para o Enem. Imagem:divulgação

Assim você vai aprender a administrar o seu tempo e ainda vai entender melhor como funciona o Enem. Tente refazer somente as provas do Enem que tem dois dias de aplicação, isso porque anteriormente os modelos de provas eram bem mais diferentes.

Hora do Enem

O programa Hora do Enem é um projeto que foi pensado para ajudar as pessoas que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e precisam estudar e se capacitar para ir bem nesse desafio.

O Programa Hora do Enem vai deixar a disposição dos estudantes uma plataforma de estudo personalizada aonde a pessoa vai ter a sua disposição planos de estudos, exercícios e simulados online 100% gratuitos para os estudantes matriculados no 3º ano da rede pública.

hora-do-enem

Dicas de como estudar para o Enem. Imagem:

Para o que forem concluir o 3º ano da rede pública de ensino será necessário fazer a confirmação de algumas informações por meio da página de cadastro que você acessa por aqui. Quem ainda não está no terceiro ano do ensino médio poderá testar a plataforma e algumas funções dela.

Na Plataforma de Estudo Hora do Enem a pessoa vai encontrar um conteúdo bem completo de preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio:

Boletim de notícias sobre o Enem

Boletim de notícias diário com informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio com duração de dois minutos e abordando tudo o que envolve o exame, indo desde dados que podem cair na prova a data em que a prova será aplicada.

Acesse e saiba mais informações: Enem 2017 – Inscrições e Vagas

Programa televisivo sobre o Enem

Todos os dias, por meio da plataforma uma área do conhecimento vai ser debatida e será usada como ponto de partida para dicas para os estudantes que vão prestar o Enem. O programa pode ser visto nos seguintes canais:

  • Brasília – Canal 2.3
  • São Paulo – Canal 3.3
  • Rio de Janeiro – Canal 2.3

Pela parabólica em sinal analógico:

  • Polarização horizontal – Frequência 3770

Na TV por assinatura, pelas operadoras de satélite DTH (Direct-to-home) e Cabo que você pode consultar por aqui.

Vídeo resoluções abordando as questões que já caíram nos anos anteriores da prova sendo comentadas por professores;

As vídeo aulas permite que você faça uma avaliação naquilo que caiu no Exame Nacional do Ensino Médio e você poderá compartilhar com os seus amigos as resoluções.

A plataforma de simulado online talvez é a melhor coisa dessa base de dados, que vai te ensinar  muito e te ajudar a aperfeiçoar o seu conhecimento focado justamente no Enem. Neste ano de 2016 os estudantes terão acesso a quatro simulados com o formato do Enem.

hora-do-enem-1

Dicas de como estudar para o Enem. Imagem:divulgação

Outro diferencial desses simulados é que você consegue acompanhar as notas de corte do curso que deseja e se com a sua média você entraria nesses programas de bolsas ou no Sisu, ou se a nota é muito baixa e seria necessário estudar mais para ter um melhor resultado e conquistar a vaga na faculdade.

Para se inscrever no simulado é necessário seguir o passo a passo:

Passo 1: realize a sua inscrição na plataforma de estudos Hora do ENEM por aqui.

Passo 2: a partir do dia 12 de abril vá em Simulados e clique em INSCREVA-SE, para participar dos simulados desejados.

Se você se inscrever agora será lembrado por e-mail quando o simulado for disponibilizado.

Essa ferramenta pode ser o seu diferencial para ter sucesso no próximo processo de seleção de bolsa de estudos, com uma nota maior e com uma melhor classificação como resultado ao tempo dedicado a esse período de estudo.

Grupo de estudos

Outra forma de se capacitar para o Enem é reunir os amigos e montar um grupo de estudos. Dessa forma, a pessoa consegue se ajudar e ajudar as demais pessoas, pois elas conseguem ter acesso a informações do Enem por meio do conhecimento compartilhado com os amigos.

dicas-de-como-estudar-para-o-enem

Dicas de como estudar para o Enem. Imagem:divulgação

Esse grupo de discussão te ajudará a ter mais informações sobre o teste e vai levantar mais questões aonde as pessoas jamais pensariam que existia se não estivesse em um grupo de estudos.

Cursinho

Se você tem acesso a um cursinho de graça ou se pode pagar para frequentar aulas em uma escola focada em provas em vestibulares e Enem é uma boa par estudar. No cursinho você terá a sua disposição professores capacitados para te ajudar a ter mais conhecimento para aplicar no Enem.

Acesse e saiba mais informações: PROUNI 2017 – Cursos, Inscrições e Vagas

Lendo jornais, notícias na internet e revistas

Estar bem antenado com o que acontece no mundo é uma forma de se capacitar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Assistir televisão e prestar atenção no cenário político nacional e internacional faz parte do processo de estudo. Estar sempre antenado pode te ajudar a responder questões do Enem e ainda vai te dar argumentos para redação.

dicas-de-como-estudar-para-o-enem

Dicas de como estudar para o Enem. Imagem:divulgação

Faça redações periodicamente

Muitas pessoas se esquecem que a redação é uma parte essencial do Enem. Por isso, foque nas redações e no teste que o Enem sempre aplica nesse sentido. O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) exige que o estudante tire ao menos 1 ponto na redação para concorrer a bolsas de estudo.

Por isso, pegue os temas de redação dos anos anteriores e refaça. Leia as redações nota 100 no Enem e tente entender como elas foram avaliadas positivamente. Foque na redação sempre que puder.

(Visited 270 times, 31 visits today)